Secretaria de saúde estima visitar 3 mil imóveis em ação da busca ativa de infectados esta semana


A Prefeitura de Ilhéus, dando continuidade às medidas de contingência à Covid-19, estima visitar cerca de 3 mil imóveis esta semana por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), até a próxima sexta-feira. A ação, que é realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Sesau, realiza a busca ativa de pacientes infectados pelo coronavírus em bairros da cidade, com medidas educativas e de sensibilização junto à comunidade para a prevenção do novo vírus.

A programação desta semana foi organizada de acordo com os bairros que apresentam o maior número de casos ativos. As visitas são iniciadas sempre às 8h. Nesta terça-feira (14), uma equipe de 15 pessoas estará atuante no bairro da Conquista. Na quarta-feira (15), o bairro que receberá a busca ativa é o Nossa Senhora da Vitória. Já a Avenida Esperança receberá a visita na quinta-feira (16), e, na sexta-feira, será a vez da Barra receber a equipe.

“Nosso propósito é continuar a triagem de possíveis infectados nos diversos bairros da nossa cidade, para a devida assistência à saúde. É atendimento que chega na porta de casa da população. Isso facilita o levantamento dos infectados de modo a poder ser feito o encaminhamento ainda no início da apresentação dos sintomas, para o acompanhamento e tratamento, conforme o protocolo médico”, explicou o prefeito Mário Alexandre.

Até a primeira semana de julho, a Sesau visitou 24.743 imóveis nos diversos bairros da cidade. De acordo com o coordenador de Endemias da Sesau, Roberto Reis, “realizamos visitas em imóveis situados próximo às casas de infectados, com triagem para a identificação da apresentação ou não dos sintomas. Quando verificamos que alguma pessoa apresenta os sintomas característicos do coronavírus, preenchemos uma ficha, encaminhada para a Vigilância Epidemiológica, para o devido monitoramento e acompanhamento do paciente”.