Nota de Pesar


A reitoria e a comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc lamentam a morte do professor e amigo Henrique Campos Simões, ocorrido neste dia 12 de julho.

Professor Henrique Campos Simões foi professor titular da Universidade Estadual Santa Cruz. Trata-se de uma autoridade brasileira na história do Primeiro Século das terras do Brasil, o século XVI. Publicou em 1999 pela Editus – Editora da Uesc, o livro As Cartas do Brasil.

Neste livro há estudos de três dos sete únicos documentos, até agora conhecidos, da viagem da esquadra de 1500: A Carta de Pero de Caminha; A Carta de Mestre João; e a Relação do Piloto Anônimo. Para cada um desses documentos, Henrique Simões apresenta em três versões: a dos manuscritos, a paleográfica e a atualizada.

Esta pesquisa foi realizada entre 1988 e 1990, em Portugal, na Torre de Tombo. O projeto foi apresentado ao Instituto de Cultura e Língua Portuguesa – Icalp, de Lisboa, através do Gabinete Português de Leitura da Bahia, que concedeu a bolsa de estudos. A pesquisa foi consolidada pela autorização do Governo do Estado da Bahia e da Universidade Estadual de Santa Cruz.

No ano de 2000, em que se comemoravam os “500 do Brasil”, Henrique Simões teve papel relevante na Comissão instituída pela Uesc para esta comemoração. Lançou, pela Editus, mais um de seus livros sobre a Carta de Caminha, uma edição em quadrinhos, trabalho do artista plástico, Reinaldo Gonzaga.

A Carta de Caminha, em quadrinhos, foi lançada pelo Governo do Estado da Bahia nas comemorações dos 500 Anos e, posteriormente, internacionalmente, em vários países.

Henrique Simões também participou dos primeiros vestibulares da ainda Fespi, numa Comissão constituída pelos professores Antônio Formigli Rebouças e Maria de Lourdes Neto Simões (Tica). Foi Coordenador da Geseor (Gerência de Seleção e Orientação), na gestão da reitora Renee Albagli Nogueira, responsável pelo concurso Vestibular da Uesc.

Por ter sido professor da disciplina Medidas Educacionais, isto lhe assegurava um papel técnico na Geseor. Henrique Campos Simões participou, sempre, de todas as lutas do sonho da Universidade Estadual de Santa Cruz e seu nome ficará registrado na história da Uesc.