Devido à pandemia, Prefeitura oferece serviços itinerantes de saúde na zona rural de Ilhéus


Com a proposta de diminuir os riscos de contágio e disseminação do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Ilhéus está ofertando diversos serviços para a população residente na zona rural do município. De acordo com Geraldo Magela, titular da Secretaria de Saúde (Sesau), a iniciativa atende a uma solicitação do prefeito Mário Alexandre, que pretende descentralizar os serviços, prestando assistência necessária para que as pessoas sejam atendidas na própria comunidade. O trabalho é realizado pelas equipes da Central de Regulação e do departamento de Atenção Básica.

Os pacientes passam por uma triagem, com consulta médica e entrega de medicamentos, seguindo as recomendações de prevenção. A Central de Regulação oferta exames laboratoriais; eletrocardiograma e ultrassom, conforme a demanda de cada localidade. Cerca de 300 pessoas já foram atendidas, através da alternativa que garante a manutenção das medidas de isolamento social.

“Essa ação é fundamental para minimizar os efeitos da pandemia e manter a assistência prestada à população do interior. Neste momento de isolamento social definimos estratégias para evitar que as pessoas se dirijam às unidades de saúde sem necessidade e, consequentemente, para evitar possíveis transmissões do vírus”, enfatizou o prefeito Mário Alexandre.

Na última semana, o trabalho foi realizado na zona Norte, nas localidades de Juerana; Ponta da Tulha, que também é referência também para os povoados de Tibina e Aderno; Ponta do Ramo, Mamoan; Vila Olímpio e Banco do Pedro. Na próxima semana, as equipes levarão a ação aos distritos de São José, Sambaituba e Itariri. De acordo com a Central de Regulação, a ideia é prestar assistência em toda zona rural. O órgão informa que a população deve aguardar o atendimento, pois as equipes seguem um cronograma de ação, já que os exames são de rotina.