Prefeito Mário Alexandre e Secretário Fábio Vilas-Boas implantam novos leitos de UTI em Ilhéus


O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e o direto do Hospital São José, dr. Eusínio Gesteira.

 

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, juntamente com o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, estiveram no início da tarde desta sexta-feira (10) na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São José, em Ilhéus, para a implantação de mais 5 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), específicos para pacientes portadores de Covid-19, no Município. Na sequência, as autoridades se dirigiram ao Centro de Atendimento Covid-19, no Centro de Convenções, para a verificação dos 5 novos leitos também de UTI do SUS, recém implantados na última quarta-feira (8), e onde na próxima semana serão implantados mais 5 leitos, também de UTI.

Em relação aos novos leitos de UTI SUS no município, o prefeito Mário Alexandre destacou a importância da reserva técnica, tendo como prioridade salvar a vida dos ilheenses e criar condições para a recuperação da economia. “Essa é a mostra de que dá pra se fazer uma estrutura onde não existia nada. Nós temos hoje um dos grandes centros não só para o ilheense, mas para atendimento regional, com a garantia do cuidado para o nosso povo. É isso que a gente vai levar da vida, trabalhar e construir para ver uma Ilhéus sendo uma referência sempre na nossa Bahia”, destacou.

O secretário Fábio Vilas-Boas afirmou que as medidas que foram adotadas para conter o avanço do coronavírus em Ilhéus com o apoio do governo do Estado resultaram na derrubada aguda dos números relacionados ao crescimento acelerado. “Essa abertura de 10 leitos de UTI no Centro de Convenções e mais 5 na Santa Casa de Misericórdia [do Hospital São José], irá garantir que as pessoas não venham a morrer por falta de uma assistência adequada de ventilação mecânica. Nós temos hoje mais de 60 leitos de terapia intensiva aqui na região cacaueira, o que vem sendo suficiente”, disse.

O gestor ilheense agradeceu ao Secretário de Saúde do Estado e ao Governador Rui Costa pelos esforços conjuntos, bem como ressaltou que na próxima terça-feira (14) estará trabalhando com sua equipe para a viabilização de mais incentivos fiscais, com o objetivo de salvar CNPJ’s e recuperar a economia.