Vacinação contra a gripe em Ilhéus tem baixa adesão do público-alvo; campanha segue até 24 de julho


A vacinação contra a gripe encerra no próximo dia 24 de julho em Ilhéus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), os grupos que integram o público-alvo tiveram baixa adesão à campanha: crianças imunizadas até o momento totalizam 3.913 (27,59%), gestantes 646 (36,03%) e puérperas 89 (30%). A cobertura no município é de 76,64%, contudo a meta é imunizar 95% dos grupos prioritários.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), até a próxima sexta-feira (10), o atendimento ainda será exclusivo para o público-alvo da campanha. A partir da segunda-feira (13), além dos grupos prioritários, as doses serão aplicadas em trabalhadores de serviços essenciais, que também serão imunizados contra o sarampo, a caxumba e rubéola (tríplice viral). De 20 a 24 de julho, a vacinação será disponibilizada para toda população, conforme estoque disponível, sendo reservadas vacinas para as crianças que devem tomar a segunda dose contra a gripe.

A chefe do setor de Imunização da Sesau, Walkiria Freitas, explica que a proposta é intensificar a mobilização e conscientização sobre a importância da vacinação. O atendimento é realizado de acordo com os dias e horários disponíveis em cada unidade de saúde. “As pessoas devem comparecer às salas de vacina levando a caderneta, para que o esquema vacinal seja atualizado. É indispensável o uso de máscaras de proteção e adoção das medidas de segurança, com uso do álcool em gel e manutenção do distanciamento social”.

As doses são oferecidas nos seguintes postos:

– Centro: CAE III (Avenida Canavieiras) e UBS Joaquim Sampaio (Avenida Princesa Isabel);

– Zona Norte: UBS Sarah Kubistchek (Parque Infantil) e UBS CSU;

– Zona Sul: UBS Nelson Costa; UBS Urbis; UBS Olivença; UBS Ilhéus II e UBS Nossa Senhora da Vitória;

– Zona Oeste: UBS Euler Ázaro (Teotônio Vilela); Banco da Vitória e UBS Salobrinho.

A vacina protege contra a H1N1, H3N2 e Influenza sazonal, contudo não previne contra a Covid-19.

Entenda os prazos:

– Até a sexta-feira (10), a campanha será voltada exclusivamente para o público-alvo: Pessoas com deficiência (mental, física, auditiva ou visual); grávidas; puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) e crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

– A partir de segunda-feira (13), além do público-alvo, trabalhadores dos serviços essenciais (farmácias, padarias, açougues e supermercados) podem ser vacinados, conforme estoque disponível;

– Dos dias 20 a 24 de julho as doses serão liberadas para toda a população, conforme estoque disponível.