Parceria entre a Prefeitura e a UESC possibilitará aumento significativo da testagem para Covid-19


Exames coronavirus. Foto ilustrativa.

 

Por meio de um convênio de cooperação técnica celebrado entre o Município de Ilhéus e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) durante um período de 12 meses para a testagem e diagnóstico do coronavírus, o número diário de testes vai aumentar de forma significativa, podendo chegar a um crescimento de até quatro vezes.

A notícia foi anunciada pelo reitor da UESC, Alessandro Fernandes de Santana, no dia da entrega da nova ponte, em entrevista na live de cobertura. “Hoje estamos fazendo 40 testes dia manualmente e, nos próximos dias, iremos passar para 200 testes dia. Então isso é significativo. Para vocês terem ideia, o Lacen faz em torno de 500 testes dia para toda a Bahia e nós vamos fazer 200 testes dia somente para a nossa região aqui. Ilhéus e Itabuna concentram os hospitais da região, então, certamente, serão para esses dois municípios”, explicou o reitor.

“E o convênio de hoje com o município é porque o prefeito está garantindo o fornecimento dos insumos necessários para a realização do teste”, continuou Alessandro, ao informar que a coleta das amostras é feita pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus, a análise e resultado pela universidade, com a autorização do Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA).

O tipo do teste realizado é o RT-PCR, considerado o exame “padrão ouro” ou “padrão de referência” que identifica o vírus e confirma a Covid-19. O teste busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase.

A instituição de ensino adequou um laboratório específico devidamente credenciado pelos órgãos competentes para o desenvolvimento da atividade de análises epidemiológicas. Conforme informado, o que permitirá o aumento do número de testes diários é o investimento na aquisição de um extrator de RNA automático pela universidade.