Estudantes de Serra Grande fazem testagem para novo coronavirus


Praça de Serra Grande. Foto enviada por um leitor.

 

Estudantes do Colégio Estadual de Serra Grande, no distrito de Serra Grande, em Uruçuca, no sul da Bahia, participaram das testagens para o novo coronavírus nesta quarta-feira (1°) . A iniciativa faz parte da programação desenvolvida em escolas estaduais em Uruçuca, Itajuípe e Ipiaú. A testagem também contempla professores e funcionários.

A estudante Alana Silva, 18, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Serra Grande, afirmou que está consciente das medidas de prevenção. “Está sendo muito gratificante ver que a escola nos dá esse acolhimento e se preocupa com a gente. Por isso, acredito que temos que aproveitar e garantir a nossa participação”, disse.
A diretora Aparecida Freire destacou a mobilização da escola para garantir o atendimento de todos os estudantes. “Fizemos o trabalho de conscientização com a comunidade escolar porque, às vezes, há dúvidas sobre o processo. Realizamos um contato direto para informar a importância da participação nas testagens e preparamos a escola com todo os cuidados para atendê-los”.
O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da Secretaria da Educação do Estado, Hélder Amorim, ressaltou a recepção da comunidade escolar à testagem. “Percebemos uma grande aceitação e participação dos estudantes, professores e funcionários, porque sabem da importância das testagens para a sua própria saúde. Os testes não são feitos de forma geral e fazer na escola é uma oportunidade para a comunidade escolar, que se sente acolhida neste momento”.
Pioneira na Bahia, a testagem nos municípios do sul da Bahia, que inclui também Ipiaú e Itajuípe, deve alcançar 4,6 mil pessoas, entre estudantes, professores e funcionários. A ação é realizada pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e as secretarias municipais de Saúde e Educação, com envolvimento dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e gestores escolares, além do apoio da Polícia Militar.