Itabuna: Trinta e quatro trabalhadores do Supermercado Itão testam positivo para Covid-19


Nesta segunda-feira, 29, os trabalhadores e trabalhadoras dos supermercados Itão fizeram testes para Covid-19. Os testes estão sendo realizados pela Vigilância Epidemiológica, com o apoio da Vigilância Sanitária e do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), fruto de uma solicitação do Sindicato dos Comerciários e Comerciárias de Itabuna, que tem acompanhado todos os procedimentos in loco.

De um total de 237 testes, 34 deram positivos para Covid-19. Na filial do São Caetano foram realizados 85 testes, com 22 positivados. Já no Centro Comercial, 152 trabalhadores e trabalhadoras realizaram os testes, tendo resultado positivo para 12 deles. Os trabalhadores que testaram positivo para Covid-19 deverão ficar em isolamento social por 14 dias.

Ainda nesta segunda-feira o supermercado antecipou o fechamento de suas filiais para a fim de proceder a desinfecção dos locais. O diretor da Vigilância Sanitária, Emerson Oliveira, solicitou ao supermercado a relação de todos os funcionários (com seus respectivos endereços) que estão afastados por atestado médico para que os testes sejam feitos em suas casas.

Causou estranheza a ausência de promotores de vendas justamente nesta segunda-feira, dia de realização dos testes no Itão. Por este motivo, a Vigilância Sanitária solicitou à direção do supermercado que entre em contato com os promotores de venda para que estes compareçam aos estabelecimentos na próxima quinta-feira, 02 de julho, para se submetem à testagem. Na mesma data serão testados os trabalhadores e trabalhadoras do supermercado Barateiro, no bairro São Caetano, além do depósito de distribuição do Itão, na zona industrial de Ferradas. Durante toda esta terça-feira, 30, os testes serão realizados na Padim.

O Sindicato tem envidado esforços junto à Vigilância Epidemiológica no sentido de estender este mutirão de testagem aos mercados de bairros, tendo em vista a formação de grandes aglomerações nestes estabelecimentos. Além disso, os trabalhadores e trabalhadores não dispõem de todos os equipamentos individuais de segurança necessários para a prevenção ao Covid-19.

Apesar de sua sede não estar em funcionamento por conta da pandemia, o Sindicato dos Comerciários e das Comerciárias de Itabuna continua atuante e está à disposição da categoria para receber denúncias, tirar dúvidas e orientar os trabalhadores e trabalhadoras.

Com informações da Ascom do Sindicato dos Comerciários e das Comerciárias de Itabuna.