Ilheenses na expectativa da abertura da Ponte Jorge Amado


 

Registro feito na noite desta sexta-feira (26), pelo leitor Netto Tourinho.

 

Os ilheenses estão na contagem regressiva para a abertura da nova ponte, batizada de Jorge Amado. Na noite desta sexta-feira (26), algumas barreiras foram retiradas das vias, motivo para chamar inúmeros curiosos ao local.

Apenas uma barreira foi mantida na entrada da ponte, juntamente com uma viatura da Polícia Militar, que impede ciclistas e pedestres de atravessar o novo cartão postal de Ilhéus.

A ponte Jorge Amado deve ser entregue sem festa de inauguração devido à pandemia. O dia da entrega continua em suspense e dependendo do governador Rui Costa. Segundo informações, a entrega pode ocorrer neste domingo (28), quando a cidade de Ilhéus completa 486 anos, ou na próxima segunda ou terça-feira, quando o prefeito Mário Alexandre, que testou positivo para o Covid- 19, deve passar por avaliação médica, encerrar a quarentena e participar do ato simbólico.

Em contato com a redação do Blog Agravo, alguns ilheenses sugeriram que a ponte fosse aberta ao público ( pedestres e ciclistas), um modo de apreciar a estrutura e a nova vista de Ilhéus, antes que fosse tomada pelo intenso tráfego de veículos.

Com 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura, será a nova ligação do Centro com a zona sul da cidade. Foram construídas pistas nos dois extremos para facilitar o acesso e evitar os tradicionais engarrafamentos. O projeto inclui passeio, canteiro central e ciclofaixa com investimentos do governo baiano de R$ 100 milhões.

Para ter impacto positivo no trânsito na região, haverá ainda duplicação de 2,7 quilômetros da Orla Sul, no trecho da BA-001 até a entrada do Ceplus.