Região Sul da Bahia será beneficiada por programa internacional Euroclima


A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) assinam nesta terça-feira (23), às 10h, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para oficialização de ações conjuntas para implementação do Projeto “Articulando Agendas Globais desde o Local”, financiado pelo Programa EUROCLIMA PLUS, da União Europeia, elaborado e executado pela ANAMMA no Brasil e Pronatura AC, no México. O programa propõe a qualificação da gestão ambiental em governos locais relativas à efetivação de medidas de adaptação às mudanças do clima, previstas nos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Serão beneficiadas pelo ACT as cidades de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Ilhéus.

O Termo de Assinatura será transmitido via Plataforma do Facebook -Grupo dos Planos Municipais de Mata Atlântica – https://www.facebook.com/groups/1620828448170131/

O projeto executado na região Sul do estado promoverá alinhamento e capacitação em Adaptação baseada nos Ecossistemas (AbE) como resposta às Mudanças Climáticas. Implantação de ações AbE – Sistemas Agroflorestais, previstas no PMMA e manutenção e monitoramento das áreas de recuperação nos municípios beneficiados.

O Euroclima Plus é o principal programa da União Europeia (EU) em sustentabilidade ambiental e mudança climática com a América Latina. Seu objetivo é reduzir o impacto das mudanças climáticas e seus efeitos na América Latina, promovendo a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas, resiliência e investimento. Apoia o diálogo bi-regional e a cooperação entre a América Latina e UE em fóruns internacionais sobre o clima, em torno de interesses estratégicos compartilhados, orientados pelo Acordo de Paris e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Confira a programação abaixo:

10h Início da transmissão via rede social – Apresentação Mario Mantovani SOSMA

10h05 Boas vindas do Presidente da ANAMMA Brasil – Marçal Fortes Cavalcante

10h10 Palavras da Delegação da União Europeia no Brasil – Cristina Carvalho

10h15 Palavras do Secretário da Bahia – João Carlos Oliveira da Silva

10h20 Palavras do MPBA – Dra. Aline Salvador

10h25 Vídeo do Lançamento do Projeto no Brasil

10h30 Apresentação do Projeto – Mariana Gianiaki

10h35 Apresentação do Plano de Trabalho e ações conjuntas previstas – Mariana Gianiaki

10h40 Assinatura virtual do ACT ANAMMA

10h45 Palavras finais dos participantes

11h Encerramento e despedida da sala – Mario Mantovani