Central de Tratamento de Resíduos Sólidos está sendo instalado em Ilhéus


Foto de José Nazal feita no dia 14/06/2020.

Na manhã desta terça-feira (16), o vice -prefeito de Ilhéus, José Nazal, postou nas redes sociais fotos aéreas, da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos que pertence a empresa CTR Ilhéus S/A, e pretende atender aos municípios de Ilhéus e Itabuna.

Segundo o vice-prefeito, projeto teve início com o processo Administrativo na Prefeitura Municipal de Ilhéus no ano de 2013, e foi devidamente licenciado pelo Inema, para tratamento de resíduos sólidos Classes I, II-A e II-B.

Está localizado nas coordenadas geográficas -14º46’56.24″S e 39º12’4.99″, distante 1,8 Km da BR-415.

A Central de Tratamento de Resíduos Sólidos fica distante 1,8 Km da BR-415 e a área onde está sendo instalado já se encontrava antropizada.

Ainda segundo José Nazal, a intenção de sua postagem não significa defesa ou ataque. “Apenas quero mostrar o que está sendo feito, pois eu mesmo não tinha conhecimento de que já estava nesse estágio. Foi uma surpresa quando avistei e pedi ao comandante para se aproximar. Pela localização, entendi que era o novo aterro”.

Segundo a prefeitura de Ilhéus, a capacidade de tratamento licenciada no terreno de 74 ha é de 324 ton/dia de Resíduos Sólidos Urbanos, 50 ton/dia de resíduos da construção civil, 05 ton/dia de Resíduos industriais, 1 ton/dia Resíduos Sólidos de Saúde. O empreendimento estará realizando, ainda, a ampliação dessa capacidade.

Estima-se que o empreendimento trará para a região investimentos de pelo menos R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais) na primeira etapa, e gere cerca de 200 (duzentos) empregos, divididos entre diretos e indiretos, na região do município de Ilhéus, focando-se na contratação de mão-de-obra local.