Ilhéus é a cidade do interior com maior número de leitos de UTI Covid-19


Foi ainda no mês de janeiro que o governo municipal, antevendo a projeção do cenário da pandemia em Ilhéus, se antecipou com as providências necessárias para estruturar a saúde, como a contratualização de novos leitos de UTI SUS junto à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para atender a população na cidade, além da compra de novos ventiladores. O resultado disso é o fato de Ilhéus ser a cidade do interior do Estado com o maior número de leitos, específicos para pacientes com coronavírus, e a primeira a implantar o Centro de Atendimento Covid-19.

Ilhéus hoje conta com 45 leitos de UTI SUS, sendo 29 no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) e 16 no Hospital de Ilhéus. Mais dez novos leitos estarão disponíveis a partir de segunda-feira (15) no Hospital Vida Memorial, chegando a 55 leitos de UTI Covid-19 SUS. Em se tratando de leitos clínicos, são 18 no HRCC, 11 no Hospital de Ilhéus e 20 no Hospital Vida Memorial. Um total de 49 leitos clínicos específicos para pacientes com coronavírus. Ao todo são 104 leitos Covid-19 – 55 de UTI e 49 clínicos.

Confira quais as principais ações da Prefeitura de Ilhéus contra o coronavírus – O município decretou o isolamento social antes da confirmação do primeiro caso de coronavírus em Ilhéus; em parceria com o governo baiano implantou o primeiro Centro de Atendimento Covid-19 do interior da Bahia com 22 leitos; a secretaria de saúde atendeu mais de 5000 pessoas por telefone com a Central de Atendimento; realizou testagem em massa de profissionais de saúde, de idosos abrigados e servidores públicos; criou o disk denúncia de aglomerações e atividades irregulares em funcionamento; realizou e tem realizado diversas fiscalizações de estabelecimentos, desinfecção de espaços públicos com maior circulação de pessoas, bloqueios  sanitários nos bairros e quarteirões da cidade, barreiras de contenção e realizou antecipadamente a contratualização de novos leitos de UTI específicos para pacientes com coronavírus.