Capacitação para empresários e trabalhadores no combate a Covid-19 tem mais 500 participantes


Coordenadora do Estágio Obrigatório em Serviços de Atenção Primária à Saúde, Carla Daiane Costa Dutra.

Mais de 500 empresários do comércio varejista e trabalhadores que atuam no comércio de Ilhéus e Itabuna participam da 1ª Capacitação online em Segurança do Trabalhador no enfrentamento da Covid-19.

O curso, com direito a certificação de 30 horas começou nesta quarta-feira (10) e prossegue até sexta-feira (12). O “Projeto UESC com você: Enfermagem ação” é uma atividade da extensão no curso de Enfermagem, do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCS/UESC).

A parceria entre a UESC e representantes da classe empresarial de Itabuna e Ilhéus, viabilizou a ação através da iniciativa de professoras e discentes do Estágio Obrigatório em Serviços de Atenção Primária à Saúde, do último ano do Curso de Enfermagem da Universidade.

Segundo a coordenadora do Estágio Obrigatório em Serviços de Atenção Primária à Saúde, Carla Daiane Costa Dutra, “diante da preocupação com o elevado risco de disseminação da Covid-19 em estabelecimentos comerciais e na comunidade, o projeto vem buscando caminhos de trabalho compartilhado entre a UESC, o poder público local, sindicatos de trabalhadores e associações comerciais o desenvolvimento da 1ª ação do projeto, “Autocuidado e saúde do trabalhador”, com intuito orientar os donos de estabelecimentos comerciais, feirantes e comerciantes com noções de organização do espaço físico para evitar disseminação da Covid-19, cuidados e higienização do ambiente de trabalho, descarte adequado do lixo e cuidados com as compras”.

“O projeto prevê a produção de material educativo e realização de curso de capacitação sobre autocuidado e medidas de proteção/prevenção do COVID-19 para comerciantes e lojistas – com vistas à promoção da saúde dos trabalhadores e dos lojistas do comércio local de Ilhéus e Itabuna, além de trazer orientações para o enfrentamento/adaptações necessárias pós-pandemia” acrescenta a professora.

Além da professora/MSc. Carla Dutra, o Projeto conta com a MSc. Maria Aparecida Borges e a Dr.ª Soraya Santiago dos Anjos, do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Metodologias de Enfermagem (NEPMENF), do Departamento de Ciências da Saúde, o projeto tem como responsáveis as professoras do Departamento de Ciências da Saúde MSc. Carla Daiane Costa Dutra,

A proposta inclui a parceria da Dr.ª Carla Romano, do Departamento de Ciências Biológicas e professores do curso de Biomedicina da UESC e o “Projeto Produção de Vidas no Contexto da COVID-19 (UESC/UFSB/IFBA)”, coordenado Dr.ª Vitória Solange.

Foi articulado com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, através do Núcleo Regional de Saúde – Sul, as Prefeituras de Ilhéus e Itabuna, através da Vigilância Sanitária e da Vigilância à Saúde do Trabalhador, além dos Sindicatos Patronais, e de trabalhadores do Comércio, Câmaras de Dirigentes Lojistas e Associações Comerciais e Empresariais de Ilhéus e Itabuna.