Conversa entre Marão e Nilton Cruz gera desconforto no PT


Pré-candidato a prefeito Nilton Cruz, e o presidente do PT,Ednei Mendonça.

Na semana passada, o Blog Agravo trouxe a informação de uma reunião entre o PT e o PP em Ilhéus visando uma aliança municipal, criando uma segunda candidatura forte da base do governador.

A matéria ganhou repercussão tanto nos bastidores da política ilheense, como também a nível estadual. Inúmeras mensagens chegaram ao Blog Agravo, entre elas de assessores parlamentares, deputados, e principalmente de secretário municipal, trazendo enredos e traçando os próximos capítulos da articulação política em Ilhéus.

Nesses contatos, alguns explanaram que a negociação entre o PT e o PSD, está a todo vapor a nível estadual puxado pelo deputado Rosemberg Pinto com aval do governador.

Na última semana o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, esteve na casa do pré-candidato a prefeito do PT, Nilton Cruz, onde encontrou o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto.

“Se Rosemberg está conversando com Marão, é por que tem o aval do governador. Pode ter certeza”, afirmou um petista ao Blog Agravo.

Conversamos com o Presidente do PT, Ednei Mendonça, que foi categórico em negar que haja qualquer conversa ou tenha havido reunião oficial para acertar apoio ou uma composição com o PSD.

“ O PT tem candidatura postada que é a de Nilton Cruz, desconheço essa articulação”, salientou Ednei que fez questão de lembrar que o PT em Ilhéus é diretório.

O clima dentro do PT de Ilhéus está pesado. Há quem diga que a reunião de Ednei e Makrisi com o PP, foi um recado de que o diretório não vai aceitar goela abaixo um acordo a nível estadual.

Uma pesquisa de consumo interno está indo para as ruas na próxima semana e deve selar o caminho do PT, trazendo a análise se a candidatura de Nilton Cruz tem viabilidade eleitoral.

Há quem diga que se depender de figuras como vereador Makrisi e o presidente Ednei Mendonça, não haverá amanhã para uma aliança com o PSD de Marão.

Ednei é irmão de Enilda Mendonça, pré-candidata a vereadora e sindicalista que comanda a APPI- Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus. Crítica ferrenha da gestão de Mário Alexandre, Enilda tem a principal bandeira de sua candidatura a reintegração dos servidores demitidos.

Se o PT selar uma união com Mário, sem a reintegração dos servidores, será uma derrota para a família Mendonça, e pode prejudicar a eleição de Enilda ao Legislativo ilheense.

Vamos aguardar os próximos capítulos desse enredo político.