Prefeitura de Ilhéus requalificou 43 ruas com o Asfalto Legal, demonstra prestação de contas


Matéria da Secom/Ilhéus.A Prefeitura de Ilhéus, com o programa Asfalto Legal, realizou e concluiu a requalificação asfáltica em 43 vias do município por meio da parceria com o Governo do Estado, no convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) realizou nesta última quarta-feira (03) a prestação de contas.

De sul, norte à oeste de Ilhéus, bairros de diversas zonas foram contemplados com 17 quilômetros de asfalto.

“O sentimento é de dever cumprido, ao mesmo tempo em que sabemos que há muito ainda o que se fazer, não tenho dúvidas. Contudo, no processo de reconstrução da cidade de Ilhéus, muito já foi realizado, a beneficiar diretamente as comunidades. É gratificante transformar a vida das pessoas para melhor e cuidar da nossa cidade”, destacou o prefeito de Ilhéus Mário Alexandre.

Do lado oeste de Ilhéus, só no Teotônio Vilela foram 7 ruas asfaltadas, tais como a José Petrúcio, São Cristóvão, Nossa Senhora Aparecida, São José, Airton Sena, Joana D’Arc e Leonardo Alves.

Na zona sul, destacam-se as melhorias no bairro Nossa Senhora da Vitória. O sonho antigo da população foi transformado em realidade. As ruas da Matriz e Arnoldo Neves foram asfaltadas, o que ajudou a valorizar o comércio local, a mobilidade urbana e o acesso para o bairro. Da mesma forma aconteceu com a comunidade do bairro São Francisco, com o asfalto na rua Diaconisa Goes e rua 2. Na Urbis, o Eixo local A e a rua Bela vista, também receberam a requalificação asfáltica. A Avenida Lotus, no Nelson Costa, também não poderia ficar de fora, e também recebeu as máquinas para as melhorias urbanas.

No Centro, a acessibilidade na ladeira da Vitória, para o Hospital São José, hoje é outra. Também foram requalificadas a Avenida 2 de Julho, as ruas Visconde de Mauá, Araújo Pinho, Bento Berilo, Tiradentes, Prado Valadares, Santos Dumont, Conselheiro Dantas, Eustáquio Bastos e Coronel Paiva.

Na Conquista, a rua Monsenhor Evaristo tem hoje em outro patamar em questão de infraestrutura.

Na zona norte, também foram requalificadas outras vias como as avenidas da litorânea norte, Luis Eduardo Magalhães e Antônio Carlos Magalhães, no Malhado; no mesmo bairro, as ruas próximas à Coci, como a  Uberlândia, Clemente Mariano e Ipanema; a Beira Rio, no Iguape, sentido Aritaguá e a Itacanoeira, no Savóia.

Ao todo foi asfaltada uma área de 152.337,75 metros quadrados com uma extensão de 16.347,25 mestros, sendo 11.072,46 metros de ruas asfaltadas, de recapeamento, e 5.274,79 mestros de ruas em paralelo, com capeamento. Foram ao todo 5.648,07 metros cúbicos de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e 7.061,62 metros quadrados de sinalização horizontal. Um total de R$ 7.151.925,16 investidos e pagos em cinco parcelas.