Reabertura de hospital em Camacã deve diminuir número de pacientes com Covid- 19 em Ilhéus.


Hospital Amec reabre as portas para atender exclusivamente pacientes com Covid-19.

Para reforçar o combate à pandemia de Covid-19 na região sul da Bahia, o Hospital Amec, localizado no município de Camacã, será reaberto na próxima quinta-feira (4). Com estrutura para 30 leitos, a unidade será exclusiva para atendimento a pacientes com quadro suspeito ou infectado pelo novo coronavírus (Covid-19), atendendo o território do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima), que abrange os municípios de Arataca, Camacã, Canavieiras, Jussari, Itaju do Colônia, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória e Una.

O Amec estava fechado há oito anos e foi 100% recuperado no período de 45 dias pelo governo da Bahia, para receber os pacientes que precisam de atendimento de média e alta complexidade.  “É uma unidade que vai dar uma assistência muito importante para os municípios do território do Cima, funcionando como pronto atendimento para pacientes com suspeita de covid-19 em toda a região. Possui uma estrutura com laboratório, raio-x, eletrocardiograma, câmara de desinfecção, dois ventiladores pulmonares e dois monitores multiparamétricos”, afirma o secretário da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas Boas.

Com capacidade para 70 atendimentos por dia, o centro funcionará 24 horas por dia com uma equipe formada por profissionais das áreas de saúde e administração, entre eles enfermeiros, médicos, agentes de higienização, nutricionistas, farmacêuticos e pessoal de almoxarifado. Dos 30 leitos, 12 são de observação, 16 de enfermaria para internamento e duas unidades de urgência com respirador e monitor.

A reabertura do Amec está sendo bastante comemorada por prepostos da Secretaria de Saúde de Ilhéus, município que vem recebendo um grande número de pacientes originados de outros municípios.

Apesar de não ter UTI, o hospital de Camacã deve diminuir os pacientes que procuram exames e tratamento para o coronavírus em Ilhéus.

O Blog Agravo ouviu o secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, que lembrou que Ilhéus saiu na frente a abertura do Centro de Atendimento Covid-19  e UTIs e acabou sobrecarregada, devido a demora de outros municípios em implantar UTI Covid-19. Segundo ele, a realização de triagem em Camacã vai reduzir a procura pelo atendimento médico em Ilhéus.

“Estão vindo pacientes de Pau Brasil, Itabuna, Uruçuca, para o Centro de Atendimento Covid-19. Toda abertura de atendimento ajudará a reduzir os impactos,principalmente UTIs, visto que as nossas ficam cheias principalmente de pacientes de outras regiões como Valença, Gandú, Ipiaú, Itabuna, Belmonte.”, explicitou Magela.

Segundo o relatório da Secretaria Municipal de Saúde,  Ilhéus conta com 31 leitos de UTI Covid-19, todos ocupados. Magela  lembrou que administração dos leitos de UTIs  são feitas pelo governo do estado.

No relatório desta segunda-feira (01) da Sesab, os hospitais de Ilhéus registraram quatro óbitos de pacientes dos municípios de Uruçuca, Pau Brasil, São José da Vitória, Valença.