Prefeito de Ilhéus assina ordem de serviço para nova escadaria do Alto do Coqueiro


A comunidade do Alto do Coqueiro, no bairro do Malhado, será beneficiada pela Prefeitura de Ilhéus com a construção de uma nova escadaria, com contenção, drenagem para a água da chuva e corrimão. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou na tarde desta quarta-feira (13) a ordem de serviço para o início da obra, que começa na próxima segunda-feira, dia 18 de maio.

“A gente fica muito feliz em estar podendo construir com muito carinho para a população do Alto do Coqueiro uma nova escadaria, de verdade, depois de muitos anos. E não é só uma nova escadaria, é com a contenção também. Porque se fizer só a escada, ela cede com as fortes chuvas. Vai ser com corrimão, para as pessoas passarem com segurança, e, com drenagem. Em apenas três anos, não dá pra fazer tudo. Temos tido dificuldades, mas não vamos parar de trabalhar”, disse o prefeito Mário Alexandre.Morador há 45 anos do Alto do Coqueiro, nascido e criado na comunidade, Marcos Novais Santos, explica que essa obra é uma solicitação antiga dos moradores. Quando foi construída, as caixas de esgoto não foram instaladas no lado oposto ao da descida da água da chuva, mas sim na mesma direção, no pé da escadaria. “Com as chuvas, as caixas não suportaram em razão do grande volume de água e começaram a entupir, fazendo com que a água descesse por baixo da escadaria. Aí a aconteceu o que aconteceu”, disse, referindo-se ao acidente em que sete casas cederam e boa parte da escadaria também.

“Há anos não é feito nenhum serviço na escadaria. Sempre que foi marcada alguma reforma, o que faziam era passar um cal e diziam que foi reformada. A gente tem acompanhado o sofrimento da comunidade. Comunidade essa que sempre vem tentado para que alguma providência fosse tomada. A gente agradece a Deus pelo prefeito Mário Alexandre olhar por nós. Prefeito, mais uma vez quero agradecer ao senhor e a todo o grupo por ter olhado por nossa comunidade”, disse emocionado o morador Novais ao gestor, no ato da assinatura da ordem de serviço.

De acordo com a secretaria municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), o prazo para entrega é de 6 meses. O valor da obra é de R$ 609.344,20 via convênio com o Ministério das Cidades, sendo R$ 322.565,07 com recursos próprios da Prefeitura de Ilhéus.