Vereador Pastor Matos discute flexibilização de restrições a cultos e atividades religiosas


Vereador Pastor Matos.

Na sessão legislativa da terça-feira (05), o vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Pastor Matos (PSD) fez uso do pequeno expediente para discutir a possibilidade da reabertura gradual e criteriosa dos templos religiosos em Ilhéus.

Na oportunidade, o parlamentar solicitou ao Executivo Municipal que flexibilize a realização de atividades religiosas no município, permitindo cultos, missas ou reuniões com número reduzido de pessoas e respeitando os critérios de prevenção ao Covid-19 estabelecidos pela OMS e pelas autoridades sanitárias.

O vereador Pastor Matos explicou que em municípios como Feira de Santana, por exemplo, já são possíveis reuniões e cerimônias religiosas limitadas a no máximo cinquenta pessoas, de acordo com o espaço físico e com a adoção de medidas preventivas como o distanciamento entre assentos, ausência de contato físico, exigência do uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel.

“Especialmente para o segmento cristão, é fundamental a possibilidade do exercício da fé para que possamos enfrentar esse momento tão difícil” destacou o edil, ressaltando a importância dos momentos de devoção para a atenuação dos males emocionais acarretados pela pandemia.

Na última segunda-feira (4) a Prefeitura de Ilhéus publicou decreto ampliando o rol de serviços considerados essenciais. Já estava liberado o funcionamento de supermercados, farmácias, postos de combustível, oficinas, autopeças, casas lotéricas, serviços delivery de alimentação, entre outros. Agora também poderão funcionar em horário normal, lava-jatos e armarinhos.