Abrigo São Vicente de Paulo informa sobre situação durante pandemia


O Abrigo São Vicente de Paulo, por meio de uma nota pública, informa que desde a chegada da contaminação do Coronavírus no município de Ilhéus, todos os cuidados de prevenção e recomendações de órgãos como a Organização Mundial da Saúde, Secretarias de Saúde tanto do Estado (Sesab), quando do Município (Sesau), foram e tem sido adotadas pela instituição. Tudo para preservar a saúde e a integridade dos 69 idosos abrigados, bem como dos respectivos colaboradores diretos ou indiretos.

Desde o isolamento total dos idosos, proibição de visitas e acesso de qualquer outra pessoa ou grupo nas dependências do abrigo, foram feitos, em conformidade com o que estabelecem os decretos editados pela direção do abrigo nos meses de marco e abril. Além disso, foi e tem sido garantida a distribuição de uso de máscaras de proteção, luvas, álcool gel 70% e a higienização apurada do recinto. No entanto, mesmo com todas as medidas de precaução, devido à alta infectividade característica do próprio vírus, por meio da testagem realizada pela Sesau, foi confirmado o diagnóstico positivo e o contágio do Covid-19 na instituição, com 2 óbitos de idosos do abrigo.

“Temos trabalhado de forma alinhada com a Sesau para a continuidade das devidas providências tanto para a prevenção, monitoramento, testagem e acompanhamento dos infectados. Estes, que se encontram em total isolamento, recebem os cuidados necessários para que o período do vírus termine e possam ter a saúde recuperada. Com a mesma precaução e cuidado, trabalhamos para proteger a saúde dos não infectados, sejam idosos ou funcionários”, declarou o presidente do abrigo, Padre Valdir José Gonçalves.

De acordo com o gestor Flávio Soares, a testagem em massa foi realizada pelo município em todas as pessoas do abrigo, bem como a desinfecção de todas as instalações do imóvel, tanto na parte externa quanto na parte interna.

“Rogamos a todas as pessoas e seguimentos da nossa sociedade, que se fazem solidárias a este ABRIGO na sua existência e manutenção, que também compartilham as nossas dores e preocupações, nesse momento, com a saúde dos nossos idosos e, também, funcionários, que continuem nos ajudando, não somente com a solidariedade material, que não deixa de ser importante, mas também com as suas orações”, destacou o presidente .

“Agradecemos a todos quem tem colaborado com o Abrigo São Vicente de Paulo, que mais do que nunca, neste momento, necessita do apoio e da ajuda das pessoas de boa vontade e das instituições”, disse o Gestor, ao expressar o pedido de união para que a saúde das pessoas doentes seja restabelecida e das saudáveis, preservada.

“´Tudo posso, naquele que me fortalece´(Fl.4,13). Que Deus, nosso Pai, esteja conosco nesse momento”, desse modo foi finalizada a nota pública. E que assim seja.