Prefeitura de Ilhéus define novo horário do comércio e amplia rol de serviços essenciais


Comercio vai continuar fechado. Foto Blog Agravo.

O prefeito Mário Alexandre publicou um novo decreto que amplia o rol de serviços essenciais com a inclusão de lava-jatos e armarinhos, bem como os dias e horários de funcionamento. A medida autoriza o funcionamento diário dos serviços essenciais das 8h às 18h. Supermercados podem voltar a funcionar até às 21h, mantido o funcionamento de serviços como farmácias e postos de gasolina, atividades delivery de alimentação para além deste horário.

As aulas nas escolas da rede municipal de ensino, circulação de transporte coletivo urbano e o funcionamento de instituições bancárias, estabelecimentos comerciais em geral, templos religiosos e o acesso às praias foram suspensos por mais oito dias. As novas medidas asseguram a manutenção do isolamento social para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os estabelecimentos em funcionamento devem, obrigatoriamente, manter regras rígidas para o contingenciamento de clientes no imóvel.

Conforme o documento, os locais também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para todos os seus funcionários e exigir o uso de máscaras para todos os seus clientes e usuários, além do fornecimento de água, sabão, álcool em gel e toalhas de papel.

O prefeito Mário Alexandre destaca que a ampliação do rol de serviços, de dias e horários de funcionamento refletem o constante diálogo com os segmentos do comércio, também em atendimento às recomendações e normas da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). “Com responsabilidade e medidas equilibradas, vamos vencer juntos essa pandemia, pelo bem de Ilhéus”, frisou o prefeito.