Prefeitura de Ilhéus realiza projeto Feira Segura em parceria com Sistema Faeb-Senar-Sindicatos


Feira da Guanabara, Centro de Ilhéus.

A Prefeitura de Ilhéus em parceria com o Sistema FAEB/SENAR/SINDICATOS e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vão realizar nos dias 8 e 9 de maio a primeira edição do projeto Feira Segura na Feira da Guanabara e na Central de Abastecimento da Urbis. Em razão da pandemia do coronavírus, a iniciativa visa garantir o funcionamento das feiras livres, oferecer treinamentos e consultorias para os feirantes a fim de que os cuidados necessários sejam praticados e a contaminação pelo Covid-19 evitada.

“Diante dos impactos da pandemia do Coronavírus no mundo, o Sistema FAEB/SENAR/SINDICATOS, em conjunto com a CNA, apresenta o projeto ‘Feira Segura’, uma ação simples, rápida e de baixo custo. Queremos garantir aos trabalhadores e pequenos produtores rurais a possibilidade de comercialização de seus produtos e, à população, acesso a alimentos saudáveis e seguros”, informou o presidente do Sistema FAEB/SENAR, Humberto Miranda.

De acordo com o Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, “realizar em nosso município a primeira Feira Segura em parceria com o Sistema FAEB/SENAR na Bahia, agrega ainda mais o trabalho de enfrentamento que temos realizado diuturnamente na nossa cidade, além de fortalecer a conscientização da população na prevenção do coronavírus. Agradecemos por esta parceria, que ajuda a viabilizar o funcionamento das feiras livres”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus (SDE), Vinícius Briglia, informa que na sexta-feira, dia 8 de maio, a Feira Segura acontecerá na Feira da Guanabara, e, no sábado, dia 9, na Central de Abastecimento da Urbis. “Trinta e oito feirantes serão capacitados em Ilhéus com esta iniciativa, um projeto piloto e o primeiro do interior da Bahia. Técnicos das instituições parceiras e técnicos agrícolas da SDE promoverão os treinamentos. Serão disponibilizadas máscaras de proteção, avental, luvas, isopor para sucos e álcool gel. Sem dúvidas, uma parceria importante para educar os feirantes e prevenir contra o coronavírus. Após esse treinamento, pretendemos expandir para todas as feiras livres de Ilhéus”.