Prefeito de Itacaré prorroga por mais 15 dias medidas contra o coronavírus


Cidade de Itacaré.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, publicou que no jornal oficial desta segunda-feira(04) novos decretos prorrogando por mais 15 dias os efeitos de todas as medidas de proteção e segurança contra o coronavírus adotadas nos dias 18 e 19 de março. Os decretos já haviam sido prorrogados no último dia 17 e devem perdurar enquanto houver os riscos de contaminação do Covid 19 no município, como forma de garantir a saúde e o bem-estar da população e evitar o contágio e a proliferação do coronavírus.

A decisão atende a uma solicitação do Comitê de Monitoramento, formado por médico, enfermeiros, secretários municipais e representantes da 72ª CIPM e Sindicato de Hotelaria e Alimentação, que avaliou o uso de máscaras e o isolamento e distanciamento social como medidas mais eficazes para evitar a doença. E a flexibilização dessas medidas nesse período onde a expectativa no Brasil é um aumento de casos de Covid-19, segundo o Comitê, seria colocar em risco a vida de toda a população.

De acordo com o prefeito, as medidas de proteção colocaram Itacaré como uma referência regional no combate à doença, fazendo com que até o momento somente dois casos tenham sido confirmados no município e ainda assim contraídos em outra cidade, onde os pacientes se encontram em tratamento. Mas flexibilizar agora, permitir as hospedagens de pessoas vindas de outras cidades, as aglomerações, eventos e o contato físico entre a comunidade seria expor todos ao risco de contraírem a doença.

Antônio de Anízio explicou que é importante estar preocupado com a economia da cidade, com o desenvolvimento e com o fortalecimento de Itacaré, mas nesse momento é preciso cuidar da saúde do povo, porque o maior patrimônio é a vida de casa cidadão e cidadã. Paralelo a essas medidas, a Prefeitura de Itacaré, através dos conselhos municipais, já vem discutindo alternativas econômicas e de geração de emprego e desenvolvimento voltadas sobretudo para os segmentos ligados ao turismo, o esporte e a cultura do município.

Antônio de Anízio reafirmou que as melhores armas para evitar e combater o coronavírus é o uso de máscaras e o isolamento social. Mas de nada vão adiantar todas as medidas que estão sendo adotadas pelo Comitê de Monitoramento contra o Coronavírus se a comunidade não colaborar. Entre as recomendações do Comitê de Monitoramento estão a de evitar aglomerações, em caso de necessidade de sair nas ruas, manter o distanciamento social de 1,5 metros entre pessoas, usar máscaras de proteção de tecido, higienizar as mãos com frequência e evitar o contato das mãos com o nariz, boca e olhos.