A partir de hoje moradores de Itacaré só poderão sair da cidade com autorização da prefeitura


Prefeitura de Itacaré.

A partir de hoje, dia 30 de abril, só será permitida a saída dos moradores de Itacaré para os outros municípios mediante uma autorização prévia, com os dados das pessoas que estão saindo, informando o dia, o horário, o destino e a justificação dos motivos. A autorização deve ser solicitada no Centro de Informações do Covid 19, que funciona na Praça da Bíblia, com atendimento presencial das 8 às 18 horas, ou pelo telefone para informações (73) 99995-7568.

A medida tem como objetivo reduzir o número de pessoas que tem saído da cidade sem qualquer motivo, para fazer passeios, compras ou visitar parentes. Com isso, esses moradores acabam tendo contato com pessoas de outras cidades, onde existem muitos casos de coronavírius e aumentam os riscos de não somente contrair a doença, como também trazer o Covid 19 para Itacaré.

De acordo com o Comitê de Monitoramento, apesar da recomendação da Organização Mundial de Saúde ser o isolamento domiciliar, evitando sair de casa, tem sido grande nos últimos dias os casos de pessoas de Itacaré que estão indo para outras cidades sem qualquer justificativa. Dessa forma, fica difícil o trabalho de combate à doença no município. O Comitê de Monitoramento explica que a Prefeitura de Itacaré vem adotando uma série de medidas para combater a doença, mas todas essas ações só serão eficazes se contar com a colaboração de todos.

Paralelo à medida de saída mediante autorização prévia, a Prefeitura de Itacaré estará intensificando, também a partir desta quinta-feira, a fiscalização nas barreiras sanitárias, com ações mais rigorosas, não permitindo a entrada de pessoas de outras cidades e punindo aqueles que tentam enganar ou burlar a fiscalização. De acordo com o Comitê de Monitoramento, Itacaré só registou até o momento um caso confirmado de coronavírus, e ainda assim contraído em outro município, por contas das medidas de proteção adotadas pela Prefeitura, daí a necessidade da compreensão e a ajuda de todos para continuar garantindo a saúde da população.