Transparência Covid-19: Ações da Prefeitura de Ilhéus são acessíveis no portal


A Prefeitura de Ilhéus lançou uma página no portal do município ilheus.ba.gov.br/coronavirus, onde estão reunidas todas as informações relacionadas aos atos do poder executivo para o enfrentamento do coronavírus. Com base no princípio da transparência, o público interessado em acessar os dados vai poder checar tudo o que diz respeito à gestão Covid-19.

Dentre os conteúdos, estão disponíveis a linha do tempo das medidas adotadas, todos os decretos publicados relacionados ao Covid-19, as contratações emergenciais em saúde, o rol de bens ou serviços contratados, consulta aos recursos repassados ao município, a execução das despesas, o protocolo da rede própria para enfrentamento do Covid-19 (coronavírus) em Ilhéus-BA, o plano municipal para infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19) para caso de surto, com definição do nível de resposta e a estrutura de comando municipal, plano de ação de enfrentamento ao Sars-Ncov-2 (Covid-19), boletins epidemiológicos e gráfico para acompanhamento diário, coletânea dos boletins diários publicados pela Central Covid-19, respostas a perguntas mais frequentes da sociedade e mapa de acompanhamento do Covid-19 no município de Ilhéus.

No endereço eletrônico, também é possível ainda acessar os meios de comunicação com a Ouvidoria Geral do Município para reclamação ou denúncia sobre a execução dos contratos emergenciais em saúde, assim como o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), para solicitações de informações e o Fale Conosco para esclarecimento de dúvidas.

De acordo com o Controlador-Geral do Município, Alex Souza, a controladoria e a procuradoria têm dialogado constantemente com os órgãos de controle externo e colhido sugestões da sociedade para adequação da página à necessária transparência e publicidade. “Desde a última semana de março iniciamos esse trabalho de compilação dos dados e a página, lançada no dia 1º de abril, tem funcionado bem. Tudo o que qualquer pessoa precisa saber sobre as ações da gestão para o enfrentamento e relacionadas ao Covid-19, estão lá”.