Prefeitura de Ilhéus quadruplicou o número de profissionais para investigar Covid-19


André Cezário, e o infectologista Gustavo Cunha.

A Prefeitura de Ilhéus aumentou em quatro vezes o número de profissionais para atuação na Vigilância Epidemiológica para o combate ao coronavírus, informou o cardiologista e coordenador do Comitê Operacional de Emergência (COE) da Secretaria de Saúde (Sesau), André Cezário, em uma live, com o infectologista Gustavo Cunha. Os médicos abordaram temas como testagem, estrutura da saúde para atender casos de coronavírus e a quantidade de casos.

De acordo com Cezário, “tem municípios que mantiveram a mesma equipe e quantidade de profissionais na investigação dos casos Covid-19, o que reflete em uma testagem baixa e uma quantidade de casos que não foram notificados. O prefeito Mário Alexandre preparou a cidade não apenas com a montagem do Centro de Triagem, como também se antecipou a realizar a contratualização de leitos junto ao Estado, tanto no Hospital de Ilhéus, como no Hospital Regional Costa do Cacau”, acrescentou.

O infectologista Gustavo Cunha, também integrante do COE, concordou e disse que “o prefeito Mário Alexandre utilizou muito bem esse tempo da fase de mitigação pedindo para as pessoas ficarem em casa para criar a estrutura e poder receber os pacientes quando houver o pico da doença”.

Na opinião do coordenador do COE, não se analisa se o município está melhor ou pior somente pelo número de casos positivos. “A quantidade de casos registrados em Ilhéus, não deve ser visto como algo negativo, mas demonstra o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, ao testar o maior número possível de pessoas de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde. Aqui as pessoas estão sendo testadas até mais do que na maioria dos municípios”, ressaltou.

O infectologista acrescenta ainda que “quanto mais testes realizados, mais capacidade teremos para criar medidas específicas de combate ao Covid-19”.

Outro fator abordado foi sobre a taxa de mortalidade em Ilhéus. “Num cenário em que estamos próximos de cem casos positivos, e quatro óbitos são registrados, significa dizer que temos uma média de 4% de óbito. Um cenário positivo se compararmos com o coronavírus SARS, que matou 11% dos infectados, e o coronavírus MERS, em que a média de óbito foi de 34%”.

Ao final, Cunha enfatizou que não adiantam todos os esforços se a população não colaborar. Por isso a necessidade de ser mantido o isolamento social e os cuidados de higiene.