Moro pede demissão do Ministério da Justiça e Bolsonaro tenta reverter


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

O ministro da Justiça Sérgio Moro pediu demissão após Jair Bolsonaro informar que vai trocar o comando da Polícia Federal.

O presidente tenta reverter a situação. A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério da Justiça.

As análises políticas mostram que Bolsonaro troca o comando da PF, no momento que se aproxima do Centrão.

Centrão refere-se a um conjunto de partidos políticos que não possuem uma orientação ideológica específica e tem como objetivo assegurar uma proximidade ao poder executivo de modo que este lhes garanta vantagens e lhes permita distribuir privilégios por meio de redes clientelistas.

Ministro reagiu mal ao comunicado e avalia deixar o governo.

O Ministério da Justiça nega que o ministro Sérgio Moro tenha pedido demissão. Essa é a posição oficial, até o momento, da assessoria de imprensa da pasta. Mais cedo, o jornal Folha de São Paulo informou que o presidente Jair Bolsonaro tentava reverter o pedido de demissão de Moro.

Três nomes são cotados para o posto. O secretário de Segurança Pública, do Distrito Federal, Anderson Torres; o diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagen; e o diretor do Departamento Penitenciário (Depen), Fabiano Bordignon.

Mas segundo informações, Moro está condicionando sua permanência no cargo à influência na indicação do sucessor da PF. Bordignon é o nome mais próximo a ele. Ramagen agrada a ala militar e Torres é praticamente um desafeto de Moro, muito crítico a sua atuação na área de segurança pública.