UESC comemora 46 anos de inauguração do seu Campus


Campus da UESC. Foto Marcolino Ícone.

Nestes 22 de abril de 2020 comemora-se os 46 anos do Campus da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, que recebe o nome do Professor Soane Nazaré de Andrade, um de seus idealizadores. Foi inaugurado em 1974, num conjunto de 38 hectares à margem da BR 415, hoje rodovia Jorge Amado, no bairro de Salobrinho, em Ilhéus.

Hoje, onde antes era apenas um grande charco, urbanizado e arborizado é como um jardim florescendo no seio de um exuberante fragmento da Mata Atlântica, que o envolve num abraço de suave ternura. Neste Campus vicejam também edificações, das quais brotam saberes e talentos vivos, onde sonhos deixam de ser apenas sonhos. O Campus que inspira, transpira, oxigena, se oferece por inteiro a quem queira conhecê-lo.

Para o reitor Alessandro Fernandes, “na história da Universidade Estadual de Santa Cruz surgem nomes que não se pode esquecer. São nomes dos pioneiros na implantação do Ensino Superior na Região Sul da Bahia.”

O reitor lembra que “em 1973 foi criada a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna-FESP, antecessora da UESC. A CEPLAC foi a grande protagonista, construindo as primeiras edificações. Era à força da Região Cacaueira! Com a crise, em 1988, ocupa este cenário o Governo do Estado da Bahia e, em cinco de novembro 1991, “Dia da Cultura”, foi instituída a Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC”.

“Hoje, a UESC, pujante na universalidade do conhecimento, orgulha-se da sua comunidade acadêmica de professores, técnico-administrativos e estudantes, em um trabalho crescente em prol da sociedade regional. O futuro nos aponta desafios cada vez mais crescentes, em que o mundo está experimentando alterações sem precedentes, com tecnologias emergentes, determinando uma nova era na educação,” conclui o reitor da UESC, Alessandro Fernandes de Santana.