Pela abertura do Comércio e em defesa da vida


Por Reinaldo Soares.

Prof. Ms. Reinaldo Soares
Diretor do IBEC.

Como Empreendedor, venho ser solidário com todos os comerciantes de Ilhéus, e demonstrar minha preocupação com o fechamento do Comércio e a falta de Planejamento e Previsibilidade do Governo Municipal com sua abertura. Defendi o fica em casa inicialmente e continuo defendendo uma precaução em relação ao Coronavírus, no entanto, as questões abaixo me permite tomar uma nova posição, vejamos:

1- O fechamento total do Comércio ocorreu de forma precoce sem um planejamento adequado e não ouvindo os interessados;

2- No Comitê de Crise criado pelo Governo, não consta nenhum membro do Comércio e da Sociedade Civil organizada;

3- O fechamento total do comércio não fez reduzir o número de casos, pelo contrário;

4- Diante da falta de agilidade dos Governos Estadual e Municipal, o maior foco de contágio está nos Profissionais de Saúde, que corresponde a 50% dos infectados, pois estão atuando sem os EPIs. O Hospital Costa do Cacau é hoje o epicentro de contágio;

5- Os pequenos comerciantes não suportam manter seu comércio e funcionários sem receitas;

6- O setor de Comercio e serviços são os que mais geram emprego e renda em Ilhéus. Se esse setor entra em colapso, teremos uma catástrofe social em nosso Município.

Diante das justificativas acima, defendo a abertura do comércio, com a devida segurança para os funcionários e clientes.

Defendo também a liberação do transporte coletivo com no mínimo 5 ônibus por linha e seu aumento gradual com a devida higienização e fiscalização.

__________________________________________________
*Os Artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.