Ilhéus recebe 760 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19


Foto ilustrativa.

A Prefeitura de Ilhéus recebeu neste sábado (11), 760 testes rápidos para auxílio ao diagnóstico da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Conforme informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em atendimento à determinação do Ministério da Saúde, os testes rápidos distribuídos aos municípios baianos afetados pelo vírus devem ser reservados a trabalhadores das áreas da Saúde e Segurança Pública, além de pessoas que residam no mesmo imóvel que esses profissionais e tenham quadro gripal.

Segundo a nota técnica nº 11/2020 do Ministério da Saúde, o resultado do teste sai em 15 minutos. O exame deve ser realizado considerando duas condições: em profissionais de saúde e segurança pública, que devem ter o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas de Síndrome Gripal e mínimo de 72 horas assintomático; e para as pessoas com diagnóstico de Síndrome Gripal que moram na mesma casa de um profissional de saúde ou segurança em atividade. Elas devem ter o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas do quadro gripal.

“Inicialmente os testes serão destinados às equipes que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. A finalidade é certificar se esses profissionais estão recuperados e aptos a voltar às atividades. A Organização Mundial de Saúde já esclareceu que os servidores da saúde e os agentes de segurança têm prioridade nos testes diagnósticos”, ressaltou Geraldo Magela, secretário municipal de Saúde.

A distribuição dos testes para outros grupos populacionais será feita mediante a determinação do órgão federal de saúde, de acordo com informações da SESAB.