Ilhéus tem cinco novos casos de Covid-19


Foto ilustrativa, REUTERS / Lindsey Wasson.

Até às 18 horas desta quinta-feira (9), Ilhéus registrou mais cinco casos de infecção pelo novo coronavírus, subindo para 27 o total de diagnósticos positivos na cidade. Os números são do boletim da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), divulgado nesta quinta-feira (9). Trata-se de três mulheres, de 65, 56 e 25 anos, residentes no Nelson Costa, Residencial Sol e Mar e Banco da Vitória, respectivamente e de um homem, de 65 anos, morador do Salobrinho. Uma menina de quatro anos também está entre os infectados.

De acordo com as informações, a cidade contabiliza 144 casos descartados, oito sob investigação (aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen), 204 casos suspeitos de síndrome gripal, monitorados pela Central Covid-19 e 115 atendimentos, entre informações, dúvidas e demais solicitações, além de seis curas clínicas do coronavírus.

A Sesau também informou o primeiro caso de paciente com coronavírus internado na UTI. Trata-se de uma mulher, de 55 anos.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na manhã desta quinta-feira (9), o primeiro óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) em Ilhéus. Conforme informações, o paciente era um homem de 65 anos, com histórico de pneumopatia crônica. Ele foi internado em 4 de abril e veio a falecer no dia seguinte. O diagnóstico positivo para a Covid-19 foi divulgado na noite de ontem (8). Com isso, a Bahia contabiliza 19 óbitos.

“Meu apelo é para que todos permaneçam em casa, pois a curva de infecção projetada para os próximos dias é preocupante. Só saiam em casos de extrema urgência. Precisamos manter o distanciamento social para quebrar a cadeia de transmissão viral. A responsabilidade de combate à Covid-19 é de todos, não apenas das equipes que atuam na linha de frente. Vamos somar esforços, cada um fazendo o seu papel”, ressaltou Geraldo Magela, secretário municipal de Saúde.

Vídeo: Secretário de saúde alerta para risco de surto em cidades do Sul da Bahia e orienta: “fiquem em casa”