Fiscalização ao transporte clandestino é intensificada em Ilhéus


Foto divulgação PMI.

As operações de combate ao transporte clandestino em Ilhéus ganharam um reforço especial na manhã desta quarta-feira (7), no Centro, de acordo com a Superintendência de Transportes, Trânsito e Mobilidade (Sutram). A parceria com a 68ª Companhia Independente de Polícia Militar (68ª CIPM) reforça a ação dos agentes de trânsito em pontos estratégicos da cidade. A intenção é coibir a clandestinidade, mas várias outras situações estão sendo verificadas.

Efetuar o transporte remunerado de passageiros, quando não licenciado para esse fim, é considerado infração gravíssima de acordo com o artigo 231, inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Durante a operação, agentes examinam as condições dos veículos e também quem está sendo transportado. “A parceria com a 68ª CIPM e com a Guarda Civil Municipal (GCM) é de grande importância para que a ação tenha um resultado positivo e saia dentro do planejado”, disseram os agentes.

Equipes flagraram e autuaram veículos. A maioria por irregularidades como falta de itens de segurança, dirigir sem possuir a CNH e alteração da característica do veículo. O reforço atende a uma recomendação do Ministério Público, e visa coibir a grande movimentação de pessoas pelas ruas, a fim de quebrar a cadeia de transmissão do novo Coronavírus. Caso motoristas persistam, haverá remoção de automóveis ao pátio do órgão.

Gilson Nascimento, diretor da Sutram, chamou a atenção pelo risco do transporte clandestino de passageiros. “Importante ressaltar o perigo que os passageiros correm ao utilizar o transporte irregular, além do mais, a recomendação é para ficar em casa, pois em tempos de pandemia de Coronavírus, precisamos ter a consciência e respeitar o que as autoridades de saúde orientam, bem como respeitar os decretos municipais”.