Prefeitura de Ilhéus vai comprar 2.500 testes rápidos de Covid-19


Durante entrevista realizada pelo comunicador Vila Nova no programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, informou nesta sexta-feira (3) que a Prefeitura vai adquirir 2.500 testes rápidos de detecção do novo coronavírus (Covid-19). A medida, segundo ele, atende à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em ampliar as testagens de pacientes suspeitos.

O secretário ressaltou que os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para a realização do teste são mais rigorosos. O órgão federal de saúde considera aproximadamente 10 sintomas para coleta das amostras, dos quais quatro ou cinco precisam ser cumpridos. Entre eles, febre, tosse, dificuldade para respirar e coriza (nariz entupido).

“Os protocolos do Ministério da Saúde são rígidos e restringem a coleta. Com a aquisição dos testes pelo Município, melhoraremos o serviço, pois adotaremos critérios mais flexíveis. Pretendemos testar o máximo de pessoas, contudo a população precisa entender que nem todos os casos serão submetidos à coleta. Também seguiremos protocolos específicos, porque não há testes para todo mundo”, disse o secretário.

Magela lembrou que há certa dificuldade para a contratação de fornecedores, devido à alta demanda mundial. Porém, a expectativa é que o material chegue na próxima semana. O secretário ressaltou ainda que não adianta Ilhéus fazer a testagem e o controle da doença e os municípios vizinhos não adotarem medidas eficazes para conter o vírus.

“Esperamos que as outras cidades também façam a sua parte, monitorando os casos suspeitos. Senão, de nada adiantará Ilhéus reforçar as ações de prevenção. Neste momento é necessário unir forças para conter essa pandemia”, finalizou.