Ilhéus: Secretaria de Saúde monitora 263 pessoas e mais 50 são suspeitas de Covid-19


Secretaria de saúde de Ilhéus.

Até às 17 horas de ontem (3), Ilhéus registrou 10 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), 96 foram descartados, 50 são suspeitos, 263 pessoas têm sido monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde e 67 atendimentos foram realizados pela Central Covid-19 do município.

Os casos confirmados se referem aos pacientes que testaram positivo para Covid-19 até o momento, os descartados são os que testaram negativo até a presenta data, os suspeitos são os casos que tiveram material coletado e aguardam resultado do teste no momento, os monitorados são os casos de pessoas que apresentam síndrome gripal leve e estão sendo acompanhadas, e, por fim, o número de atendimentos se refere às informações, dúvidas e demais solicitações diárias prestadas aos usuários que entraram em contato com a Central Covid-19 da Sesau Ilhéus.

Uma média de 15 testes são realizados por dia pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município. Em parceria com universidades e empresas, a Sesau pretende desenvolver mais atividades para bloqueio e controle da doença, como o cordão sanitário, medida de isolamento domiciliar adotada para conter a proliferação do vírus nas localidades com maioria dos casos confirmados.

O secretário de saúde, Geraldo Magela, informa que o procedimento de coleta de amostras respiratórias segue protocolos específicos e determinados pelo Ministério da Saúde. “Estamos fazendo todo o esforço possível para que seja realizado o máximo de testes”, disse. O município de Ilhéus tem adotado ações e medidas com o objetivo de quebrar a cadeia de transmissão.

Distanciamento social – “Eu vou pedir encarecidamente que as pessoas fiquem em casa. Essa é a única arma que temos hoje contra a Covid-19. Uma pessoa em casa possui dez mil vezes menos chances de contrair o vírus. Na rua, só devem estar equipes de saúde e pessoas que prestam serviços considerados essenciais. O distanciamento social é imprescindível nesse momento. Evite ir à rua, só saia em casos emergenciais, mas com todo paramento”, reforçou o pedido de manutenção do distanciamento social. O secretário Magela acrescentou que um indivíduo com Covid-19 pode contaminar, em média, de três a cinco pessoas.

Embora seja difícil, o distanciamento social é importante e eficaz no combate à Covid-19. De acordo com o gestor, aproximadamente 40% da população ainda não está consciente do perigo que o vírus representa.

Na hipótese de a pessoa apresentar qualquer sintoma da Covid-19, deve se isolar em casa, ligar para a Central Covid-19, informar os sintomas, e, caso estes correspondam aos protocolos para teste, essa pessoa será acompanhada pela equipe, situação em que será feita a coleta, devendo ficar em quarentena aguardar o resultado. “É importante não compartilhar objetos pessoais. O isolamento social precisa ser respeitado para que possamos controlar a doença”, concluiu.

Central Covid-19 Sesau: (73) 9995-4010, (73) 98862-6206 ou (73) 98126-8856.