Central Covid-19 da Secretaria de Saúde de Ilhéus já realizou mil atendimentos


Trotes prejudicam serviços da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus – Secom.

A Central Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou mil atendimentos, entre coletas, informações e dúvidas referentes ao novo coronavírus, no período compreendido entre 18 e 30 de março. Conforme o ofício circular nº 01/2020, expedido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na última sexta-feira (27), fica determinado o monitoramento diário de todos os casos suspeitos, durante a quarentena, mesmo os que apresentarem apenas sintomas gripais.

Como funciona a Central Covid-19?

O cidadão pode entrar em contato, através dos telefones (73) 9995-4010, (73) 98862-6206 ou (73) 98126-8856 e relatar os sintomas. Após preenchimento dos dados, a ficha é encaminhada à equipe técnica da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus para classificação do caso, segundo os critérios estabelecidos pelo protocolo ministerial da Covid-19.

Os casos são classificados em suspeitos, situação na qual é realizada a coleta, monitorados ou descartados. O paciente será acompanhado diariamente pela equipe, seguindo a última determinação da Sesab.

De acordo com a Central Covid-19, os casos são monitorados presencialmente ou por telefone. A Sesau ampliará ainda mais o serviço, fator que possibilitará com que os casos incluídos na decisão do órgão estadual de Saúde sejam monitorados.