Morena FM lança campanha contra o coronavírus


A rádio Morena FM e o jornal A Região, de Itabuna (BA), com a parceria do Barcelona de Ilhéus, lançaram uma campanha traduzindo as orientações das autoridades sanitárias sobre o combate ao coronavirus para textos curtos, ágeis, objetivos e de fácil entendimento.

A campanha tem dicas, orientações e recomendações em spots que aparecem de hora em hora na programação da emissora, 24 horas por dia, todos os dias da semana. São 720 inserções por mês dedicadas a esclarecer e orientar a população. “Toda rádio devia fazer o mesmo neste momento,” afirma Marcel Leal, CEO da Morena FM.

Os spots trazem instruções como esta: “Quando chegar em casa, tire toda a roupa que usou e coloque num saco plástico até a hora de lavar. Deixe os sapatos na entrada. Lave bem as mãos, braços e rosto ou tome um banho. Peça a qualquer visita que deixe os sapatos na entrada e lave as mãos ao chegar”. Marcel destaca a forma de informar.

“Uma coisa é voce ouvir um especialista falando em ‘mediquês’, outra é ouvir a mesma informação falada por um locutor na linguagem que todo mundo entende”. Marcel diz que, apesar da importância destes spots, o esforço conjunto não fica, nem pode ficar, só nisso. Os dois veículos focaram seu jornalismo no coronavirus.

“Não existe nada mais importante no momento, seja pela ameaça à saúde, seja pelas medidas tomadas pelas prefeituras, muitas delas mal pensadas, fruto de medo e falta de capacidade, como no caso de Itabuna”. Por isso, o jornalismo dos dois veículos vem abordando desde as medidas e dados da pandemia, até os efeitos econômicos.

Os sites dos dois veículos (www.morenafm.com e www.aregiao.com.br) mantêm um quadro com as principais medidas de prevenção de forma permanente na capa, além de um infográfico com as diferenças de sintomas entre o coronavirus e as outras gripes.