Itabuna: Paciente com coronavírus desembarcou no aeroporto de Ilhéus


Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus.

A Prefeitura de Itabuna confirmou na tarde desta quinta-feira (19), o primeiro caso de contaminação de um morador da região cacaueira. Trata-se de um itabunense de 42 anos que passou três dias (10 a 13/03) em São Paulo em um evento que reuniu pouco mais de 60 pessoas. Os primeiros sintomas foram observados ainda no voo de retorno no dia 13/03 (SP/SSA voo de nº 2834 da Azul) e (SSA/IOS de nº 4871 da Azul).

Ainda segundo a prefeitura, o paciente desembarcou no Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus e seguiu para Itabuna em seu próprio veículo.

O paciente buscou atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna logo após chegar à cidade, onde foi medicado e orientado para o isolamento domiciliar sendo acompanhado e e monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica.Clinicamente, o paciente permanece estável, sendo considerado um caso leve.

Segundo a Secretaria de Saúde de Ilhéus, todos os passageiros que estavam nesses voos deverão ser contatados e acompanhados.

Medição de temperatura de passageiros

A partir de agora, os passageiros poderão ter suas temperaturas medidas no momento do desembarque. Foto Aeroporto Jorge Amado.

A Justiça Federal autorizou na tarde desta quinta-feira (19) a implantação de barreira sanitária nos aeroportos da Bahia para detectar possíveis casos do novo coronavírus. A partir de agora, os passageiros poderão ter suas temperaturas medidas no momento do desembarque.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Secretaria Municipal de Saúde, realizaram nesta quinta-feira, 19 de março, a ação de medição de temperatura e informação de prevenção aos passageiros que desembarcavam no Aeroporto de Ilhéus.

Ainda segundo a decisão, o estado poderá, também, adotar as medidas necessárias à inspeção sanitária nas aeronaves que cheguem aos aeroportos localizados na Bahia e nos equipamentos desses aeroportos.