Coronavírus: Secretaria de Saúde pode implantar leitos hospitalares no antigo Ilhéus Praia Hotel e alugar UTIs


Reunião Sesab e Sesau. Foto divulgação.

A Secretaria de Saúde de Ilhéus está em alerta máximo, com a confirmação de um paciente com Coronavírus na cidade vizinha Itabuna e novas medidas serão tomadas para tentar impedir a chegada do vírus em Ilhéus. Uma reunião está acontecendo na tarde desta quinta-feira (19) por videoconferência, entre a secretaria estadual de saúde, secretaria municipal e membros do conselho estadual e municipal.

Segundo apurou o Blog Agravo, o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, infectologistas da Sesab, secretário municipal de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, estão na reunião.

A pauta da reunião é preparar Ilhéus para o nível 3, com escala de 1 a 6, onde o município de Ilhéus vai solicitar ao Estado que o Hospital Costa do Cacau tenha mais 30 leitos de UTI, e 10 das atuais UTIs separadas exclusivamente para o  Covid-19. A secretaria de saúde de Ilhéus também pode comprar 11 leitos da UTI do Hospital de Ilhéus, e mais seis leitos no São José, somando – se 57 leitos.

O Blog Agravo entrou em contato com o secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, que confirmou que está na reunião e salientou que ainda faz parte do projeto da Sesau, em caso de agravamento da situação, implantar 43 leitos hospitalares no antigo Hotel Ilhéus Praia Hotel, ou ampliar dentro do Hospital Costa do Cacau, totalizando mais de 100 leitos.

“ Desde janeiro estávamos nos preparando. Fomos o primeiro município da Bahia a começar a preparar o enfrentamento. Temos cartazes e materiais desde janeiro, e éramos criticados por estar exagerando”, salientou Magela.