Vereador Pastor Matos solicita inscrição do município de Ilhéus no Programa Nacional De Escolas Cívico-Militar


Vereador Pastor Matos.

A Câmara Municipal de Ilhéus aprovou o Requerimento 023/2020 que solicita que o Poder Executivo estude a possibilidade de aderir ao programa federal de escolas cívico-militares. O documento, de autoria do vereador Pastor Matos (PSD), foi votado na última quarta-feira (11), na 4ª sessão ordinária do ano.

O requerimento leva em consideração que em setembro de 2019, o governo federal lançou o programa que coloca à disposição dos estados e municípios um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares da reserva.

Conforme o requerimento, a proposta federal é ofertar 216 escolas cívico-militares até o ano de 2023, privilegiando regiões que apresentam situação de vulnerabilidade social e baixos índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB). “Segundo o Ministério da Educação, professores civis continuarão responsáveis pela sala de aula, cabendo aos militares cuidar e administrar disciplinas, valores cívicos e cidadania”, especifica.

Salientando que a implantação das escolas cívico-militares vai ocorrer preferencialmente em regiões que apresentam situação de vulnerabilidade social e baixos índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB).

“A propositura é atender ao anseio da sociedade no sentido de desenvolver metodologias, políticas e ações que elevem a qualidade da formação dos nossos alunos, inclusive na questão do civismo, cidadania e amor à Pátria”, ressaltou o vereador Pastor Matos, no documento.