Telefonia 4G: Banco do Pedro e Inema terão sinal ativado até junho de 2021


Imagem ilustrativa.

A informação foi confirmada durante o último ‘Papo Correria’ exibido na terça-feira (10). Ao lado do secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o governador Rui Costa disse que a telefonia móvel está chegando às regiões interioranas do estado, através do projeto Fala Bahia, que levará tecnologia móvel 4G. As localidades do Banco do Pedro e Inema serão atendidas pela operadora Claro.

O governador disse que estão sendo investidos cerca de R$ 300 mil por estação rádio base instalada em cada uma das 88 localidades contratadas, das quais, 18 já contam com o sinal ativado das operadoras Claro ou Tim. “A obrigação dessas operadoras é levar a tecnologia até a sede dos municípios, foi aí que resolvemos atender o pedido daqueles que moram nas regiões afastadas, algumas delas maiores que a própria sede”, explicou o dirigente.

Mais localidades – A previsão, segundo Marcus Cavalcanti, é que até o segundo semestre de 2021, todas as localidades estejam falando. “O programa de expansão das redes de celulares era bastante aguardado. Estaremos lançando um novo edital para que outras empresas se habilitem para levar os serviços para outras 105 localidades que ainda não possuem sinal de celular e nem de internet”, adiantou o secretário.

“Muitos ainda vivem as dificuldades do isolamento digital, uma realidade que o governador está mudando, para que a população possa usufruir da era digital. A parceria com o Governo do Estado vem garantindo melhorias para o município, e o acesso a comunicação e informação fazem parte desse avanço, uma grande conquista para os ilheenses que vivem nessas regiões”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Fala Bahia – O programa vai melhorar a comunicação dos mais de quatro milhões de baianos que vivem nas comunidades fora da área de abrangência da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações. O projeto vai assegurar o sinal de celular em Territórios como Baixo Sul, Recôncavo e Sul da Bahia que seguem sendo beneficiados com a instalação de torres para dar mais acesso à comunicação nos municípios.