Nota da Secretaria de Saúde de Ilhéus – Coronavírus



A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) solicita aos colaboradores e hóspedes que estiveram no Txai Resort entre os dias 6 e 8 de março, e que sejam domiciliados ou residentes no município de Ilhéus, que entrem em contato com setor de Vigilância Epidemiológica por meio dos números (73) 98837-9911 e WhatsApp (73) 98866-4656, para o necessário acompanhamento e monitoramento do estado de saúde, com vistas ao contingenciamento do novo coronavírus (Covid-19).

O Txai resort emitiu nesta na quarta-feira (11), um comunicado com a informação de que um dos hóspedes foi diagnosticado com a doença do Covid-19, pelo Estado de São Paulo. Diante disso, a Sesau mantém o alerta na saúde pública sobre os cuidados e recomendações para a prevenção e monitoramento da doença. O órgão é responsável por realizar o acompanhamento de possíveis casos que possam ser notificados no município de Ilhéus, que até o momento não teve nenhum caso de confirmação.

O secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, informa que não há motivos para pânico, contudo, o município está em alerta para a necessária contingência e o enfrentamento do coronavírus na cidade.

O fluxo de atendimento da rede municipal para os processos de encaminhamento de usuários com suspeita ou diagnóstico do Covid-19 já está em funcionamento na atenção primária à saúde, no que compete a Atenção Básica. O fluxo integra o plano municipal de contingência ao enfrentamento do coronavírus da Sesau.

Como posso me proteger?

– Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%;

– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;

– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;

-Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados, entre outras medidas individuais preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Sesab.