Campanha contra Influenza é antecipada por causa dos riscos do coronavírus


O Ministério da Saúde vai antecipar em quase um mês a campanha de vacinação contra a gripe Influenza para 23 de março por causa do novo coronavírus. A decisão foi anunciada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao explicar que a estratégia visa diminuir a quantidade de pessoas gripadas no inverno. A data inicial estava prevista para o fim de abril.

“Antecipamos a Campanha, pois a vacina contra a gripe dá completa cobertura e deixa o sistema imunológico 80% protegido contra o vírus Influenza, milhares de vezes mais comuns que o coronavírus”, justificou Mandetta. O ministro lembrou a importância de ampliar a cobertura vacinal e destacou que a vacina é uma das medidas mais importantes para a prevenção de doenças.

Mandetta afirmou também que se a pessoa for vacinada, fica mais fácil para profissionais diagnosticarem o tipo de vírus que um paciente eventualmente possa ter contraído. O ministro disse ainda que não somente pessoas acima de 60 anos estarão no alvo da campanha. O ministério atua em conjunto com os governos estadual e municipal para diminuir a circulação epidêmica do vírus.

Etapas da campanha – A campanha de vacinação contra a gripe Influenza será em etapas. Primeiro, devem ser vacinadas gestantes, crianças até 6 anos, mulheres até 45 dias após o parto. Depois, serão idosos, historicamente mais vulneráveis à doença, que pode causar a morte. Logo após, na terceira etapa, os demais grupos: profissionais de saúde, de força de segurança, por exemplo.

“Os vírus de influenza A e B (H1N1/H3N2) possui uma taxa de mortalidade maior do que a do covid19, o novo coronavírus. Por isso a população alvo deve se imunizar de acordo com cronograma do Ministério da Saúde. Por isso é tão importante que as pessoas procurem uma unidade de saúde”, salientou Walkíria Freitas, chefe de Imunização da Saúde de Ilhéus.

E para melhor atender a comunidade de Ilhéus, estarão funcionando as salas de vacina nos seguintes locais: CAE III; PSF Conquista; UBS Joaquim Sampaio; UBS Euler Vilela; UBS Banco da Vitória; PSF Salobrinho; Morada do Porto; CSU; Posto Sarah Kubitscheck; PSF Nelson Costa; PSF Nossa Senhora da Vitoria; PSF Ilhéus II; UBS Olivença e UBS Hernani Sá, com dias e horários disponíveis nas unidades de saúde do município.

Foram encomendadas mais de 75 milhões de doses, 15 milhões a mais que em 2019. A meta é imunizar ao menos 67 milhões de brasileiros. O esforço conjunto do Ministério da Saúde, Instituto Butantan (produtor das vacinas), e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é devido à atual situação de Emergência Internacional de Saúde Pública pelo novo coronavírus.