Reunião define ações de prevenção ao coronavírus em Ilhéus


A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou nesta segunda-feira (2) uma reunião aberta para discutir sobre o novo coronavírus (COVID 19). Durante o encontro, foram levantados pontos cruciais com o objetivo de elaborar o Plano Municipal de Contingência para enfrentamento da doença, em atendimento às orientações e recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA).

Participaram do encontro da apresentação ministrada pelo setor de Vigilância em Saúde Ambiental de Ilhéus , o Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros Militar de Ilhéus, além de representantes de instituições de saúde e de ensino superior, do Conselho Municipal de Saúde, da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e Socicam, concessionária que administra o aeroporto Jorge Amado.

A apresentação exibiu o panorama de avanço do coronavírus no Brasil e no mundo. Uma das estratégias para criação do protocolo unificado, é traçar o desenho da rede para otimizar o fluxo de atendimento. O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, frisou que as equipes da Atenção Básica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros receberam capacitação para contenção e manejo clínico da doença.

“A reunião vem coroar o trabalho iniciado em janeiro. O prefeito Mário Alexandre, preocupado com a evolução da doença, solicita que as equipes de saúde estejam aptas para identificar os casos e quebrar essa cadeia. Portanto, disponibiliza todas as condições necessárias para a realização de uma ação conjunta, reforçando as investigações clínicas para evitar, assim, a transmissão do coronavírus”, disse Magela. Este lembrou que as ações se estenderão às escolas e setores que atendem diretamente à população, por meio de um trabalho de conscientização e convencimento.

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Gleidson Santana, “estamos elaborando um plano consolidado para ser usado em várias situações de epidemias por aerossóis. De antemão, seguimos o protocolo do Ministério da Saúde e as notas técnicas da Sesab. A reunião foi ampliada para esclarecimentos. Todavia, ainda esta semana iremos realizar uma reunião mais técnica, a fim de discutir o fluxo de manejo clínico do paciente na rede municipal”.

Boletim do Estado – Conforme a Sesab, de janeiro até às 17h de segunda-feira (2) a Bahia registrou 49 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 11 descartados laboratorialmente e 17 aguardam análise laboratorial. O órgão reforça as ações sobre a importância da higiene regular das mãos. A Lei Estadual nº 13.706/2017 determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.