O outro lado do Carnaval, eis a questão!


Por João José

Neste mês de carnaval estou lendo alguns textos nas redes sociais sobre a temática, que vão de mini-artigos, críticas, divisão de classes, errôneo investimento com o dinheiro público. Estas análises são realizadas por vários indivíduos da sociedade civil, assim como, por intelectuais dos vários ramos do conhecimento.

Pois bem, vejo o carnaval como um encontro de pessoas para comemorar uma data histórica, que independente da classe social, cor da pele, sexo, religião, e outros, se aglutinam para uma diversão que a maioria dos participantes não sabem o que é comemorado nesta festividade . Já alguns historiadores classificam como um festival do cristianismo ocidental que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma. Desta forma, cada um ao seu tempo, dançam, cultuam, riem, fazem críticas, protestam, etc. Enfim, fazem do elo de ligação cultural a ascensão de forças para serem vistos, aceitos,ouvidos; aproveitam para mostrarem a sua arte, a sua cultura, os seus problemas.

O carnaval não pode ser visto apenas como provocações para atrair a violência, para propagar as doenças sexualmente transmissíveis, para o aumento da prostituição infantil. Não, carnaval, também, pode ser o veículo para que os governos possam utilizar para divulgar e propagar as políticas públicas: de combate as drogas, a gravidez na adolescência, da conscientização do sexo com segurança/preservativo. O carnaval pode ser utilizado para dizer à população que é possível se divertir sem levar armas, sem agredir o próximo, de entender o (não do outro, seja homem ou mulher), respeite o “não”.

Se no carnaval, segundo as estatísticas aumentam o número de assédios sexuais , assim, pode se fazer desde encontro cultural uma “injeção para contagiar” o respeito à mulher, a opção sexual de cada um, de cada uma. Portanto, pode se fazer do carnaval o grande encontro da democracia, da cultura, da arte, do afeto, do riso, e, acima de tudo, da compreensão do espaço da diversidade.

Dito isto, cito algumas manifestações do carnal que repercutiram no Brasil e no mundo, aduziram a questão do poder econômico, dos países de primeiro mundo, referindo à sua evolução, retrataram a cultura das religiões de matrizes africanas, da história do Brasil (principalmente, do processo escravocrata, que assassinou sonhos, ocultou a realidade, atrasou o crescimento cultural e político do Brasil). Creio que o mais dramático de todas estas características expostas na maior festa de rua do mundo- é ter a figura do líder, do presidente do país apresentada como “palhaço” nas suas ações e exposições.

Dado ao exposto, contesto o que expressei na introdução deste texto, dos escritos de alguns intelectuais e religiosos, os quais demonizam o carnaval como o espaço/encontro de apenas relações negativas; “ que o indivíduo pobre, proletariado, trabalha o dia todo, outros, muitas vezes com uma alimentação precária, encontra forças para a noite pular, rir, assistir a sua escola de samba favorita, correr atrás do trio elétrico ,etc.”.

Consequentemente, esquecem estes religiosos e intelectuais que o carnaval gera milhões de empregos indiretos, faz a economia circular em mais de oito bilhões de reais, cria uma renda sazonal em várias localidades do país. Também, propaga a imaginação das pessoas, cada um em seu contexto, com suas temáticas, seus carros alegóricos, desenvolve uma maneira de pensar e vê o mundo por outros horizontes, principalmente pelo protagonismo das mulheres, a intolerância religiosa e de gênero, pelo mudo educacional, o mundo histórico/social, o mundo do gueto, o mundo onde as políticas públicas ainda não chegaram, o mundo em que os problemas ainda não estão nas agendas dos governantes para serem debatidos e solucionados.

*João José é Sociólogo e agente público no Estado da Bahia.

Os Artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.