Ilhéus: Comitiva visita obras da estação de tratamento de esgoto da Zona Sul


Em torno de 65 mil moradores da zona sul de Ilhéus serão beneficiados com a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na rodovia Ilhéus-Buerarema, em frente ao residencial Sol e Mar. Na última terça-feira (18), o prefeito Mário Alexandre e comitiva composta por profissionais do governo municipal e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), estiveram no local para visita técnica ao empreendimento, que vai promover mais qualidade de vida para a população.

A área da ETE compreende oito hectares entre compensação ambiental, ampliação e edificação, cujo valor da obra está estimado em 60 milhões de reais. A entrega está prevista para o mês de abril, para operação da nova ETE que será monitorada por laboratório.

A Embasa afirma que os resíduos tratados serão lançados no rio Santana, conhecido como Rio do Engenho), com 99% de pureza, sem riscos ao meio ambiente, em respeito à legislação ambiental, a diminuir, assim, os impactos e agressões ao meio ambiente.

Todo o sistema de esgotamento conta com 14 elevatórios. Na dinâmica operacional a executora do serviço promoverá trabalho social junto às residências para conscientização e valorização dos serviços realizados.

“Ilhéus dá um salto importante em qualidade de vida. Há anos o esgoto da cidade cai diretamente em nossas praias e rios. Com essa obra, iremos elevar de 40% para 80% de cobertura do saneamento básico no tratamento do nosso esgoto. Ilhéus alcançar este feito, é motivo de orgulho para todos nós de modo que essa parceria transforma Ilhéus em uma cidade referência”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.

De acordo com o gerente regional da Embasa, Felipe Madureira, que a estação terá capacidade de tratar mais de 500 mil litros de esgoto por hora, além do tratamento dos resíduos gerados. “Temos capacidade de receber esgoto de uma população de até 66 mil habitantes em toda essa estrutura. Ilhéus dará um salto de qualidade de saúde e de vida pública”, disse.

Fizeram-se presentes na visita da nova ETE da Zona Sul os secretários da Infraestrutura e Defesa Civil, Átila Dócio, do Meio Ambiente e Urbanismo, Mozart Aragão, de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Briglia, de Comunicação, Airton de Carvalho, o gerente local da Embasa, José Lavigne, além de técnicos e engenheiros.