Feira das Nações da Assembleia de Deus acontece em Ilhéus dias 21 e 22 com apoio da Prefeitura


A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missões realizará nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Centro de Convenções de Ilhéus, a primeira edição da Feira das Nações, iniciativa que busca promover diversidade cultural, paz entre os povos, e, ao mesmo tempo, ofertar ações de cidadania. O evento é aberto a todos os públicos e tem o apoio da Prefeitura Municipal.

O tema, segundo a organização, é “Jesus, Salvação e Paz para as Nações”, baseado no texto bíblico em Mateus 12:21, que diz: “Em seu nome as nações colocação sua esperança”. A programação na sexta (21) será iniciada às 9h com abertura das atividades, participação musical e ministração até às 22h. Já no sábado (22), as apresentações começam também às 9h.

No local, será montada uma completa infraestrutura para abrigar dezenas de estandes temáticos, de gastronomia das nações, de roupas típicas e do artesanato produzido no Brasil e no mundo. O público terá a oportunidade de conhecer as dificuldades enfrentadas no campo missionário e conhecer o avanço do cristianismo mundial.

Louvor e adoração garantidos com Frutos da Adoração, Beth Shalom e da Banda Manancial. Os fiéis contarão com a participação especial do Pastor Itamar Fernandes, líder da Missão Pieia, uma organização cristã que atua há 20 anos nos países africanos. Itamar e família montaram bases missionárias na Cidade de Beira e aldeias em Moçambique.

“Muito importante apoiar iniciativas que integram a promoção do turismo no município de Ilhéus, mas sobretudo, a oportunidade de conhecer a realidade do Brasil e de outros países. Aproveitaremos a estratégia para incluir atendimento à população de maneira gratuita e atenciosa”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.

Segundo a coordenadora geral do evento, Kátia Ribeiro, a expectativa é receber um público recorde de 10 mil pessoas e oferecer ainda uma opção a mais de entretenimento. “Toda receita arrecadada será investida na obra missionária realizada em diversos países e nos projetos locais desenvolvidos e mantidos pela igreja”, explica.

Espaço cidadão – Durante a Feira, um espaço inteiramente dedicado à população, através da atuação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), ofertará serviços gratuitos com atendimentos médicos em Clínica Geral, de enfermagem, aferição da pressão arterial, medição de glicemia, marcação de exames na hora, vacinação e entrega de medicamentos.

Instigados em conhecer a cultura de outras nações, alunos das escolas municipais de Ilhéus, acompanhados dos professores, farão um tour missionário. “A ideia é a possibilidade de explorar novos horizontes, outras culturas, observar a diversidade, fazer a leitura de diferentes espaços e outras formas de pensar o mundo”, conta Rita Simit, da organização do evento.

Pelo menos duas mil pessoas estão envolvidas para promover a maior feira missionária do Sul da Bahia, que está prestes a receber caravanas já confirmadas de várias cidades e estados. Desfiles de carros alegóricos, delegações de 36 países, apresentações teatrais, bandas musicais e brinquedoteca integram ainda o leque de atrações.

Toda a programação inclusiva terá acompanhamento de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult), Igreja Batista Missionária de Ilhéus (IBMI) e igrejas coirmãs de campo das Assembleias de Deus da região apoiam a iniciativa.