Prefeito participa da entrega do novo gramado do Mário Pessoa


O prefeito Mário Alexandre participou na tarde de sexta-feira (31) do ato de entrega do novo gramado do Estádio Mário Pessoa. Na ocasião, o gestor anunciou que a casa dos times ilheenses Colo Colo de Futebol e Regatas e Barcelona Futebol Clube passará por uma reforma. A entrega contou com a participação de Davidson Magalhães, ex-deputado federal e titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (Setre).

A aquisição do gramado é fruto de uma emenda parlamentar e segue os padrões de qualidade preconizados pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e consequentemente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), foi implantada a grama bermuda, com dimensões oficiais para que os times possam apresentar melhor desempenho em campo. O trabalho também inclui plantio e novo sistema de irrigação.

A Sudesb destacou que a empresa executora do trabalho gerencia os estádios Mineirão e Independência, referências do futebol brasileiro.

“Ilhéus agora possui um gramado de alto nível, que em nada tem a perder para outros estádios do país. Vencida essa primeira etapa, avançaremos com a requalificação do Mário Pessoa, que já está em fase licitatória, porém atendendo as exigências do prazo recursal. Esperamos concluir as melhorias antes do início do campeonato intermunicipal e entregar um estádio digno para os times e torcidas de Ilhéus”, afirmou Mário Alexandre.

O gestor municipal acrescentou. “Eu quero agradecer ao governador Rui Costa pelo comprometimento com a nossa cidade, em especial, através do fomento dado ao esporte. Essa entrega é um presente especial, mas também é fruto de muito trabalho e de muita luta”.

Davidson Magalhães ressaltou as dificuldades enfrentadas para manter os estádios municipais, que em sua grande maioria são antigos e necessitam de requalificação. O secretário estadual pontuou que irá buscar recursos por meio de emendas parlamentares, no intuito de auxiliar o Município na recuperação do equipamento.

“Quero parabenizar e agradecer ao prefeito Mário Alexandre pela parceria e dizer que o Governo do Estado está implantando uma política ofensiva na defesa e disseminação do esporte. Nós sabemos que uma das formas de resgatar e não permitir que a nossa juventude seja presa fácil para a violência e para o crime é exatamente criando alternativas de educação de qualidade, esporte e lazer”.

Projeto Verão Costa a Costa – A iniciativa da Setre atende a um conjunto de ações sob a tripartite esporte de inclusão, de alto desempenho e iniciação esportiva. O projeto chegará a Ilhéus nos dias 15 e 16 de fevereiro em uma arena montada na praia, com competições nas modalidades futevôlei, beach soccer, vôlei de praia e surf. Outros esportes também serão abertos ao público, como bungee trampolim, giromaster, full pipe, escalada, arvorismo e oficinas de surf.

A programação do evento também contará com feira de artesanato, feira de economia solidária e duas atrações musicais gratuitas. “Sabemos que Ilhéus é um grande polo turístico da Bahia e do Brasil. Precisamos reforçar isso vinculando segmentos da economia à atividade esportiva. Esperamos que em breve a cidade seja representada na primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol”, enfatizou Magalhães.

Além de Ilhéus, outros municípios baianos serão contemplados com o projeto: Porto Seguro (Costa do Descobrimento); Itacaré; Maraú e Camamu (Costa do Cacau); Valença (Costa do Dendê); e Lauro de Freitas e Salvador (Costa dos Coqueiros). O pontapé foi dado na cidade de Alcobaça, localizada na Costa das Baleias. A iniciativa visa fortalecer os destinos turísticos mais visitados do estado.

“A gestão do prefeito Mário Alexandre é de articulação. Espaços democráticos dão criados, permitindo que mais um clube seja fundado na cidade. Quem ganha é a sociedade desportista, com gramado novo e estrutura física em fase de requalificação”, sublinhou o vereador Pastor Matos.

Rumo aos 80 anos de história – Inaugurado em junho de 1940, o Estádio Mário Pessoa abriga os dois times da cidade, Colo Colo de Futebol e Regatas e Barcelona Futebol Clube, o Barcelona de Ilhéus. Atualmente possui arquibancadas na ala da Geral, cadeiras numeradas na arquibancada coberta, tribuna de honra, cabines para imprensa, vestiários, escritório administrativo, refletores novos e agora um gramado com a qualidade da FIFA. A capacidade do estádio é de 7.000 espectadores.

“O prefeito prioriza cada segmento da cidade. Conferiu atenção especial à promoção e ao resgate do esporte, entregando um gramado novo e em breve um espaço revitalizado”, afirmou Danillo Rabat, chefe de Divisão de Esportes do município. O Barcelona de Ilhéus vai disputar a segunda divisão do Campeonato Baiano na temporada 2020.

Também estiveram presentes à solenidade secretários municipais; vereadores; representantes dos clubes, do Poder Executivo Municipal, Governo do Estado e da imprensa local.