Com flores e mar: Festa de Iemanjá movimenta Ilhéus neste domingo (2)


Festa de Iemanjá. Foto arquivo Ascom PMI.

Consolidada no calendário turístico e cultural de Ilhéus, a Festa de Iemanjá em 2020 vem recheada de manifestações culturais, homenagem, mensagens de paz e consciência ambiental. Com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo (Secult), o evento acontecerá no dia 2 de fevereiro (domingo), nos bairros Pontal e Malhado, e contará, além das festas religiosas, com shows das bandas Flor do Caribe, Nego Lú e Pagofunk, no Malhado, e as bandas Vai dar Samba e Batuke Bom, no Pontal. A festa conta com a realização dos terreiros de candomblé Ilê Axé Ballomi, de Pai Toninho; Sultão das Matas, de Mãe Carmosinha e Ilê Guainia de Oiá, de Mãe Laura Sandoiá.

“A festa de Iemanjá tem início no dia 1º de fevereiro, dentro dos terreiros, quando são preparados os balaios para oferecimento, que levam flores e alfazema. Pedimos aos devotos que não ponham nada de plástico nos balaios e nem sabonete, mas façam uma devoção com flores e perfumes para o menor impacto ao meio ambiente. Se não, vai chegar o momento que nem Iemanjá vai ter onde morar”, com humor, orientou Pai Toninho em reunião durante o planejamento da festa na Secult.

O prefeito Mário Alexandre destaca a importância do festejo para a cidade. “As manifestações que reúnem tradição e fé, fazem parte da cultura do povo ilheense, que merece o nosso reconhecimento, respeito e apoio. Então, a festa em homenagem à rainha do mar, reúne tradicionalmente adeptos do candomblé, de outras religiões, além de muitos populares, ou seja, são comemorações que integram o calendário turístico-cultural da cidade”.

“Na volta da maré, após a entrega dos presentes, as meninas já vão estar todas arrumadas para dançar no terreiro. Espero em Deus que tudo corra bem, com paz e sossego a todos. Que Iemanjá nesse ano de 2020 leve as coisas negativas, traga emprego, paz, saúde, tranquilidade para as crianças e para todos nós brasileiros. Deus que nos proteja, odoiá”, exortou Mãe Laura do Ilê Guainia de Oiá.

Programação – No Pontal, o festejo começa no raiar do dia, às 5h, com a salva de fogos na Praia da Maramata. Às 11h, momento do presente das águas, e das 13h às 18h, show e samba de roda com as bandas Vai dar Samba e Batuke Bom.

Já no Malhado, a concentração se dará no ponto de acolhimento da Pedra da Sereia, na Praia do Marciano, com início da festa religiosa às 9h, onde terão as práticas dos banhos de água de cheiro, de pipoca e milho branco, momento em que os adeptos apresentam as oferendas. Às 15h terá início a procissão marítima, com o cortejo das embarcações para a entrega dos balaios. Das 16h às 21h horas, a população contará com shows de bandas locais como Flor do Caribe, Nego Lú e Pagofunk.

A Prefeitura, através da Secult, apoia o evento nas duas localidades, com a disponibilização da estrutura de palco, som, toldos, banheiros químicos, bandas, além da equipe de serviços para a manutenção dos espaços. “Vamos garantir que os espaços sejam bem aprazíveis para uma festa bonita e bem iluminada, a contar também com limpeza pública e serviços urbanos”, disse na reunião de planejamento, a chefe da Divisão Administrativa da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb), Sirlandra Barbosa.

No quesito segurança, a Festa de Iemanjá contará com os apoios da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar, Sutram, Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar com as 68ª, 69ª e 70ª Companhias Independentes da Polícia Militar da Bahia (CIPM).

Com duas embarcações, uma em cada local da festa, a Marinha realizará a segurança marítima dos barcos do cortejo, até o momento em que serão feitas as oferendas. Já o Corpo de Bombeiros, de acordo com a capitã chefe da Seção de Planejamento Operacional, Viliane Santana, realizará a segurança no ambiente aquático com guarda-vidas e embarcações, além da segurança contra incêndio com vistoria dos locais, das instalações de palco, além da prévia análise de projeto.

A Sutram dará conta de intervenções nas vias para a segurança dos participantes, inclusive com alteração da rota dos ônibus na Avenida Litorânea Norte, com novo trajeto dos coletivos para maior segurança, espaço para a festa e comodidade dos devotos. Os coletivos que transitarão pela via no próximo domingo (2), passarão pela Rua Lindolfo Color (do Hotel Barravento), em direção à Rua Severino Vieira (Pitoco Bar) e o Parque Infantil, é o que explicou o chefe de Divisão de Trânsito do órgão, Gabriel Lima.

A via direita da Litorânea Norte estará disponível para estacionamento, com reserva dos espaços apenas para os pontos e as paradas dos ônibus. No Pontal, os locais disponíveis para estacionamento dos veículos serão ao final da Avenida Lomanto Júnior e nas ruas anexas, próximas à Maramata.