Ilhéus é contemplada com Programa de Tecnologias Digitais para Educação


A Secretária de Educação de Ilhéus, Eliane Oliveira, e o Secretário educação d estado, Jerônimo Rodrigues

Com foco na implementação e uso de tecnologias digitais na educação, o município de Ilhéus, por meio da atuação do Grupo Especial de Trabalho (GET) da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer (SEDUC) junto ao Governo do Estado, teve projeto aprovado por meio da Chamada Pública Educação Conectada do Estado da Bahia no Programa do Governo Federal, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os objetivos consistem em capacitar profissionais, oferecer conteúdo digital às escolas, investir em equipamentos físicos para a conexão e apoio às escolas e redes de ensino.

Na representação do território Bahia, juntamente com o município de Lauro de Freitas, Ilhéus será beneficiada com investimentos no total de 5,1 milhões de reais a serem empregados nos dois municípios, em recursos tecnológicos e de conectividade, capacitação profissional e equipamentos eletrônicos.

Todas as escolas estaduais de Ilhéus e mais quinze escolas municipais urbanas serão beneficiadas com esta iniciativa. “Uma grande vitória para o município de Ilhéus, e, sobretudo, para os nossos alunos, os verdadeiros beneficiários dessa entrega. Com o trabalho da equipe de educação de Ilhéus, o projeto que apresentamos pode ser aprovado e os nossos alunos terão melhores condições para mais aprendizagem. Estamos a realizar um contínuo trabalho, dia após dia, onde a educação também é prioridade”, destacou o Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.

Para a titular da pasta da SEDUC, Eliane Oliveira, “Ilhéus foi contemplada justamente pela adequação do município ao pleito, mediante a existência de ações e iniciativas pedagógicas realizadas para receber as capacitações profissionais. É uma conquista que nos deixa muito felizes”, declarou.

“Infraestrutura e formação foram as bases do projeto apresentado. As escolas contempladas estão em fase de implementação de conectividade e acesso à internet de alta qualidade, um trabalho já desenvolvido por meio da execução dos projetos do Núcleo de TecnologiaMunicipal. Salientamos que quase todas as unidades escolares do município situadas na zona rural já estão com suas antenas instaladas e outras em fase de implementação de conectividade. Com o projeto aprovado no BNDES, Ilhéus terá as escolas com banda larga, o que viabiliza a universalização do acesso no âmbito educacional”, é o que explica a integrante do GET e Articuladora Municipal, Adriane Lavigne.

Os equipamentos abrangem computadores, tablets, chromebooks, impressoras, kits carrinhos, projetor multimídia, dentre outros.

Foram três as etapas para a conquista da aprovação do projeto, sendo as duas primeiras em Salvador, na Secretaria de Educação da Bahia, junto ao Secretário Jerônimo Rodrigues, e a terceira, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

Grupo Especial de Trabalho (GET) da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer (SEDUC).

A equipe do GET é composta pela Articuladora Municipal, Adriane Lavigne, a Articuladora de Gestão Educacional, Lisandra Raad, a Diretora Técnico-Pedagógica, Luciane Cunha, e a Articuladora de Formação Pedagógica, Cristiane Venturini.

Confira as escolas municipais de Ilhéus contempladas nesse primeiro momento: Escola Municipal Eusínio Lavigne, Escola Municipal do Banco da Vitória, Escola Municipal São Pedro (Salobrinho), Escola Municipal Nossa Senhora da Vitória, Escola Municipal Gisélia Soares, Escola Municipal Dom Alfredo Tepe, Escola Municipal Pinóquio, Escola Municipal Cantinho do Recreio, Escola Municipal Pequeno Davi, Escola Municipal Barão de Macaúbas, Escola Municipal Dom Eduardo, Escola Municipal Dorival de Freitas (IMP), Escola Municipal Barra de Itaípe, Escola Municipal do Basilio e Escola Odete Salma.