Eleição em Ilhéus, um jogo político complexo


Eleições 2020 em Ilhéus.

O xadrez político visando às eleições em Ilhéus, vem sendo movimentado tanto na esfera municipal quanto na estadual. O ex-prefeito e atual secretário estadual do PP, Jabes Ribeiro, vem tentando articular uma junção entre o PT ilheense e o PSB, que daria maior musculatura ao seu candidato à prefeitura de Ilhéus, Cacá Colchões.

Perguntado pelo Blog Agravo, o ex-prefeito afirmou, “Estamos conversando com todos os partidos da base, exceto o PSD por razões óbvias”.

Segundo informações colhidas pelo Blog Agravo, Jabes tenta aglutinar dois dos principais partidos que estão na base do governador, PT e PSB, que forçaria, na visão de alguns analistas políticos, uma reorganizada no tabuleiro político.

O PP inibiria uma interferência e preferência do governador por alguns candidatos, principalmente ao prefeito Mário Alexandre (PSD).

O PP seria capaz de tudo para derrotar o inimigo político, Mário Alexandre (PSD)?

Há quem diga, que em caso de beco sem saída, uma composição com o candidato carlista (DEM) seria inevitável. O flerte entre PP e DEM continua às escondidas, longe da base do governador.

Por outro lado, o PT  vem dialogando com o PSD, mas exige para início de conversa, que o prefeito Mário Alexandre readmita todos os servidores da Prefeitura de Ilhéus admitidos entre 5 de outubro de 1983 e 5 de outubro de 1988 e demitidos no início de 2018. Uma dificuldade enorme para uma aliança!

Como se pode ver, o PT por incrível que pareça, neste momento vem sendo o fiel da balança, para os dois principais candidatos da base do Governador, encabeçada pelo PP e pelo PSD.

Dentro do PT, principalmente os pré-candidatos a vereadores, defendem uma candidatura própria, até mesmo para fortalecer a eleição proporcional do partido, que faz contas para eleger dois a três vereadores em outubro. Caso a candidatura própria não dê certo, outra preferência explicita dos filiados é uma aliança com o PP e uma negativa ao PSD.

O que vai fazer o PT ?

Neste momento tudo é articulação e conversa. Daí pode brotar o que o eleitor menos esperar, até traição ao projeto político do governador!