Lavagem das escadarias da Catedral e chegada de MSC Fantasia agitam Ilhéus nesta quinta, 16


A lavagem das escadarias da Catedral é um dos eventos mais aguardados dentro do calendário turístico de Ilhéus, marcas registradas da cultura local e se caracterizam pelo sincretismo religioso com a mistura de elementos sagrados e profanos. A manifestação acontece nesta quinta-feira (16), mesmo dia em que o navio cruzeiro MSC Fantasia atraca no Porto de Malhado, trazendo a bordo 4.032 passageiros.

A concentração está prevista para às 10h, em frente ao Sindicato dos Estivadores, situado à Avenida 2 de Julho, no Centro. Os povos de terreiro farão a abertura do cortejo, que sairá às 11h, puxado pelos blocos afro Dilazenze; Mini Congo; Rastafari e Zambiaxé. O percurso sairá sentido Praça Cairu, passando em frente à Caixa Econômica, Biblioteca Municipal Adonias Filho, Praça Castro Alves até chegar à Catedral de São Sebastião.

A previsão é de que a lavagem comece por volta de 13h, animada ao som do mini trio puxado pela cantora Silvandira, do grupo Samba de Treta. A festa contará ainda com recepção das baianas e queima de fogos.

O prefeito Mário Alexandre frisa que o evento atrai fiéis, simpatizantes para uma das festas populares mais expressivas da cidade. “A lavagem é a manutenção da tradição, mas também passa uma mensagem de tolerância e união, afinal, queremos que as pessoas se sintam representadas dentro da sua própria cultura. A festa também faz referência à inserção das religiões de matriz africana nas manifestações culturais da nossa cidade”.

O titular da Cultura e Turismo, Fábio Manzi Junior, destaca o sincretismo presente no evento. “A popular festa da lavagem das escadarias conta com a presença da comunidade ilheense, mas também mobiliza turistas de diferentes nacionalidades, religiões e classes sociais, unidas na busca por aquilo que anseiam, mas, sobretudo, na busca pela paz e pela tolerância”.

O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo (Secult); Sindicato dos Estivadores de Ilhéus; Blocos Afro Dilazenze, Mini Congo, Rastafari e Zambiaxé; terreiros Sultão das Matas, de Mãe Carmosina; Ilê Axé de Iemanjá, de Mãe Vilma; Ilê Axé Guaniá, de Oiá de Mãe Laura e terreiro Ilê Axé Ballomi, de Pai Toinho.

Aparato – Efetivos da 68ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Civil Municipal (GCM) farão a segurança do evento, além da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que disponibilizará ambulância e corpo técnico. A estrutura contará ainda com banheiros químicos, toldo e carro pipa.